Saúde: Equipes de enfermagem da Atenção Básica recebem homenagem em evento especial
Passamos por um período de dois anos de uma pandemia, onde a gente observou que a enfermagem se fez tão presente, tão importante no papel de cuidar. Nada mais gratificante do que fazer essa homenagem neste dia, Sheila Macedo, diretora da Atenção Básica.
Depois de um dia de trabalho, os profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Básica da rede municipal de saúde tiveram uma noite especial, nesta quinta-feira (12), em um evento realizado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no plenário Tiago Koch, na Câmara Municipal de Vereadores. Foi uma noite de confraternização, cheia de homenagens, , palestra motivacional, sorteio de brindes e troca de experiências entre enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem.
Sheila Macedo, diretora do DAB, disse que a programação, além de homenagear pelo dia 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, foi pensada para proporcionar um momento de lazer a esses profissionais, que foram fundamentais no combate e controle do coronavírus.
“Passamos por um período de dois anos de uma pandemia, onde a gente observou que a enfermagem se fez tão presente, tão importante no papel de cuidar. Nada mais gratificante do que fazer essa homenagem neste dia. Estamos todo mundo para celebrar, comemorar, reunir e encontrar os nossos amigos profissionais, no intuito de acolher, que é um papel que a enfermagem faz”, pontua.
A diretoria do DAB e os coordenadores de programas da SMS se vestiram de cerimonialistas no evento. Muitos mimos, brindes e palavras de sabedoria e gratidão marcaram a noite. Os profissionais tiveram palestras com um coaching, e puderam ouvir, de profissionais mais experientes, sobre as conquistas e avanços da profissão no município.
Terezinha Carneiro é uma das enfermeiras mais antigas da Atenção Básica. Atua há 26 anos na Prefeitura de Marabá, 20 deles na Unidade Básica de Saúde Demósthenes Azevedo. A profissional que se apaixonou pela profissão ainda criança, foi uma das homenageadas da noite.
“O dia de hoje foi um mimo para nós, me sinto honrada pela consideração dos colegas de ter lembrado de fazer esse evento para nós enfermeiros. Foi válido para acariciar o ego da gente. Com o passar dos anos, muita coisa mudou. A Saúde de Marabá evoluiu. Naquela época, lá atrás, não existia os programas, aliás, existia um, o PAISM [Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher], que era um programa que cuidava da mulher e da criança. Mas com o passar dos anos, o Ministério da Saúde vem valorizando a nossa profissão e chegou os programas de hipertensão, diabetes, hanseníase, puericultura. Então estamos caminhando para essa valorização. Amo a minha profissão”, comenta a enfermeira.
Na outra ponta, o auxiliar de enfermagem Antônio Joaquim Tavares, também com 26 anos de profissão, estava encantado com o evento. Ele trabalha na UBS Pedro Cavalcante, atuando na sala de procedimentos onde são realizados serviços como curativos e injeções. Da vivência na profissão destaca as mudanças ocorridas para o atendimento à população.
“A minha história com a enfermagem aconteceu bem antes do que está hoje, porque evoluiu muito o serviço de saúde. Em tudo. Na questão de materiais, atendimento, procedimentos. Antes era meio arcaico, pra quem não conheceu não tem ideia do quanto era difícil. A maioria dos trabalhos era na base da improvisação. Hoje já está bem melhor e quem tem a ganhar é a população. Eu gosto da minha profissão, porque além da remuneração vem o gostar do que faz, a gente consegue levar”, compartilha o auxiliar de enfermagem.
A noite encerrou com um coquetel oferecido aos profissionais e convidados.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Confira outras fotos: