Semel: Aberto de Tênis de Mesa de Marabá foi atração para apaixonados pelo esporte
Nesse sábado (18), os amantes do tênis de Mesa de Marabá e região se reuniram no Ginásio do Dequinha, no Bairro Laranjeiras, para acompanhar o 5º Aberto de Tênis de Mesa de Marabá. O evento contou com a participação de 59 atletas, divididos em três modalidades: Iniciante, Absoluto B e Absoluto A.
As vagas para iniciantes eram abertas a qualquer pessoa que tivesse interesse em participar. As categorias absolutas eram para atletas federados e que dispunham de experiência e índice técnicos maiores. “A Iniciante é para dar um incentivo e captar novos atletas, ser um chamativo para o tênis de mesa. Foi aberto de 10 até 80 anos. Temos uma comissão julgadora que analisa e avaliamos se o atleta vai para iniciante ou para os Absolutos, sendo o A o mais forte”, explica Altemir Rabelo, Presidente da Associação Marabaense de Mesatenistas (AMM).
O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). “Temos uma estrutura muito boa, com 7 mesas para prática do esporet e partidas que podem ser jogadas concomitantemente, conquistadas pela associação junto que contou com apoio logístico da Semel para realização do evento”, explica.
Categoria Absoluta
Na principal categoria, o campeão foi William Bruno, que veio de Imperatriz no Maranhão. O atleta pratica tênis de mesa há 14 anos, começou treinando em casa com amigos e hoje viaja pela região para disputar as competições. “Começou como hobby e que foi se tornando mais sério, comecei a praticar com as regras oficiais e a nível profissional. Sempre venho participar do evento em Marabá. É um evento bacana, estão de parabéns pela organização”, comemora.
William treina atualmente três vezes por semana na sua cidade natal e também dá conselho para quem deseja iniciar no esporte. “É um esporte um pouco complexo, que exige muita coordenação motora, Mas não desista, jogue, treine, assista vídeos, aprendi muito pelo Youtube, quando era mais difícil treinar. Se espelhe em quem já joga”, indica.
Em Marabá, são realizados treinamentos as quartas, das 19h às 22h, e sábado, das 14h as 18, no próprio Ginásio do Dequinha, Rua Espírito Santo, 233, Bairro Laranjeiras. “Aqui é nosso centro de treinamento, quem quer conhecer ou praticar pode vir. Também pode seguir nosso Facebook ou Instagram. Temos material para disponibilizar para quem quer brincar e aprender”, acrescenta Altemir.
Atletas Nacionais
A competição conta com vários atletas vindo de diferentes estados. Um deles foi Josiel Fernandes, 49 anos, que veio de Araguaína, Tocantins. Ele disputou na semana passada uma etapa do campeonato brasileiro, realizada entre os dias 4 e 12 de dezembro em Joinville, Santa Catarina.
Ficou conhecido pelo seu estilo descontraído e por realizar as poses Haka, uma espécie de dança derivada da tribo maori, povo indígena da Nova Zelândia, que é famosa no mundo do esporte por ser utilizada há mais de 100 anos pelos jogadores da seleção de rugby da Nova Zelândia, antes de cada partida.
“Marabá se tornou uma referência com esse torneio que entra no calendário da federação. Eu jogo pela Federação Paraense, mas fui transferido temporariamente para jogar o brasileiro. Já tenho 25 anos dessa paixão. Treino umas duas vezes na semana. Não sou um atleta que vivo do esporte, mas sou um apaixonado que não desisto nunca”, declara Josiel.
O vice-presidente da AMM, Márcio Ribeiro, explica que todo trabalho é feito com a Federação Paraense para trazer um torneio alinhado ao calendário nacional e estadual. “Todos os anos fazemos esse trabalho com os clubes da Federação Paraense, todos somos federados e Marabá já está inserido sempre no final do ano com esse Aberto. Contamos com atletas de várias cidades e Confederados. Hoje é a culminância de todo esse trabalho, valorizando esse esporte aqui no interior.” destaca.
Campeão Juvenil
No último dia 5, já havia sido realizado em Marabá o “abertinho de tênis de mesa”, com a presença de estudantes da rede pública e rede particular de ensino. O evento também foi realizado no Ginásio do Dequinha. O campeão foi o estudante Guilherme Almeida, atleta de 15 anos.
Ele também participou da competição dos iniciantes. Após vitórias sólidas e tranquilas na fase de grupo, acabou caindo na semifinal, ficando em 3º lugar. “Estou muito feliz de ter ganhado meu primeiro titulo com o infanto-juvenil já na primeira vez que joguei. Esse aqui eu tinha jogado ano passado, mas perdi na fase de grupos. Esse ano já melhorei meu resultado”, comemora.
Guilherme começou no esporte com 12 anos, treina toda quarta-feira e não esconde que tem o sonho de crescer no esporte. “Comecei a jogar por influência do meu pai, ele começou a me treinar. Venho treinando há 3 anos e sonho em ir para o brasileiro. Acho que essa é minha meta atualmente”, conta.
Confira todos os campeões da 5º edição do Aberto de Tênis de Mesa de Marabá.
Absoluta A
- Primeiro – William Bruno – Imperatriz – MA
- Segundo – João Souza – Belém – PA
- Terceiro Vitor Souza – Marabá – PA
- Quarto – Romário – Parauapebas – PA
Absoluto B
- Primeiro – Aladin – Porto Franco – MA
- Segundo – Vitor Souza – Marabá – PA
- Terceiro – Genilson – Marabá – PA
- Quarto – João Carlos (Barriga Verde) – Araguaína – TO
Iniciante
- Primeiro – Jarbas Simon – Marabá – PA
- Segundo – Francisco Leite – Goiânia – GO
- Terceiro – Guilherme de Almeida – Marabá – PA
- Quarta – Caius Souza – Marabá – PA
Confira outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio e Divulgação