Semed: Abertura do 13º Jogos Estudantis Marabaenses lotou ginásio esportivo
Com o ginásio de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ida Valmont completamente lotado, a cerimônia de abertura do 13º Jogos Estudantis Marabaenses (Jems) foi realizada nesta segunda-feira, 22. Mais de dois mil estudantes da rede pública e privada de ensino participarão dos jogos.
A programação dos jogos inicia nesta terça-feira, 23, e segue até o dia 5 de junho com disputas de vôlei de quadra e de praia, handebol, futsal, atletismo, judô, tênis de mesa, natação e xadrez, iniciando já nesta terça-feira com handebol e vôlei.
“Hoje estamos iniciando com a abertura e a partir de amanhã já temos jogos de handebol, vôlei, depois teremos xadrez e tênis de mesa. Teremos ainda a disputa de futsal masculino e feminino e finalizamos com vôlei de praia e as competições de natação e atletismo. Estamos envolvendo mais de dois mil alunos das redes pública, privada e rede federal de ensino”, destacou a professora Joecy Coutinho, organizadora.
Os Jems são uma promoção da Secretaria Municipal de Educação (Semed) através do Departamento de Educação Física. Para o professor e diretor geral de ensino, Fábio Oliveira, envolver os estudantes em atividades físicas é fundamental para o crescimento integral do aluno.
“Hoje é a abertura do 13º jogos estudantis marabaenses e diga-se de passagem foi uma manhã de muitas emoções porque aqui foi trabalhado a inclusão, o respeito e é um momento especial porque nossos estudantes serão os protagonistas desse momento e que seja um sucesso o décimo terceiro jogos estudantis”, elogia.
O estudante Lucas Mateus da Silva Pinheiro disse que o esporte ajuda na inclusão dos estudantes.
“Pratico o handebol e vou participar também do judô. A competição é muito importante para a cidade porque o esporte se transforma numa ferramenta de inclusão, forma caráter e melhora na educação como um todo”, informa.
A aluna e atleta Maria Helena Damasceno, 16 anos, é jogadora de handebol e afirma que treinou bastante para os jogos.
“A expectativa tá a mil. Eu treinei bastante e espero que dê tudo certo. Espero muita torcida nas partidas”, expressa.
Aos 18 anos, o jovem Jonathan Santos, é técnico da equipe de handebol do Instituto Federal do Pará (IFPA) Industrial e disse que a equipe está pronta para a competição.
“Nossa expectativa está muito boa. Nós treinamos bastante e nosso segredo só vai ser revelado em quadra”, comenta.
De acordo com a professora Joecy Coutinho, muitos atletas de Marabá devem ser convocados para atuar nas equipes que vão disputar os Jogos Estudantis Paraenses (Jeps).
“As escolas serão avaliadas em cada partida e a partir do dia 8 de junho teremos o 65º Jeps. Os professores darão oportunidade a todos e a partir da análise irão montar a seleção marabaense que vai nos representar na etapa regional”, reitera.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio