Sevop / Defesa Civil: 14 pontos de abrigos públicos atendem mais de 900 famílias atingidas pelas cheias dos rios
A Defesa Civil e a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) construíram em tempo hábil 920 abrigos públicos para receber a população desabrigada pelos alagamentos, causados pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Os abrigos estão distribuídos em 14 pontos dos núcleos Nova Marabá, Cidade Nova, Velha Marabá e São Félix.
“A Prefeitura de Marabá tem se empenhado juntamente com todas as secretarias para dar qualidade de vida a essa comunidade”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Marcos Andrade.
Marcos ainda explica que os abrigos têm energia elétrica, água potável e banheiros químicos. A mudança das famílias foi feita com vários caminhões e apoio do Exército.
Entre as famílias abrigadas está o auxiliar de serviços gerais, Misrael Moreira. Ele mudou-se para o abrigo da Folha 33 há oito dias. “Quando a água começou a invadir a minha residência, a gente procurou as autoridades responsáveis por esse trabalho e eles atenderam a gente imediatamente, abrigaram a gente e graças a Deus estamos aqui, aguardando as águas baixarem para retornarmos aos nossos lares”, comenta.
Assim como Misrael, Cida Valentim, diarista, que mora na Folha 33, relata que foi bem atendida pela Defesa Civil. “Não tenho do que reclamar. Moro numa área muito debilitada, no baixão da 33, e quando precisei estavam lá para me ajudar. Vim com meu filho e estou aqui há duas semanas. A cidade é uma ilha e quando chega esse período de enchente, a gente vem para os abrigos porque tenho meus animais e não é todo lugar que aceita animais. Daqui espero retornar com saúde para a minha casa. Agradeço a Prefeitura de Marabá e o Governo do Estado”, expressa.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes e Nathália Costa