SMS: Bairro Amapá recebe ação de saúde animal realizada pelo CCZ e grupo Anjos Sem Asas
Na manhã deste domingo (18), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e o grupo de proteção animal Anjos Sem Asas, com apoio de empresas privadas, realizaram uma grande ação na Escola Basílio Miguel dos Santos, no Bairro Amapá.
A ação contou com consultas de veterinário, vermifugação, vacinação, testes para detecção de leishmaniose, além de doação de alimentos, potes e outros itens para os animaizinhos.
“Nós, como protetores, somos muito procurados pela população sobre esses serviços que são oferecidos hoje aqui. A demanda é imensa e nós nem sempre temos condições de arcar com isso. Por isso, unimos iniciativa pública e privada em uma ação com nossos voluntários para oferecer esse serviço a eles. Bairro Amapá foi escolhido por ser um bairro carente e serviço veterinário ser um serviço caro que muitos não tem como pagar”, comenta Priscila Ribeiro, coordenadora do Projeto Anjo Sem Asas.
A ação contou com sete veterinários que realizaram cerca de 120 consultas. Além da vacinação e vermifugação de cerca de 300 animais e cerca de 150 testes de leishmaniose realizados. “Hoje estamos aqui para fazer a coleta do teste de leishmaniose e vacinação antirrábica”, explica Iana Roca, técnica em laboratório do CCZ.
Ela destaca que o serviço também fica disponível de forma gratuita no CCZ, de segunda a quinta, das 8h às 10h, e terça e quarta a tarde das 13 as 15h.“Basta o tutor levar seu animal e fazer o teste”, garante.
A moradora do bairro Amapá, Yasmin Pereira de Almeida, 21 anos, aproveitou a ação para realizar todos os procedimentos na cadelinha Amora. “Vim fazer a consulta veterinária, mas já fiz o teste de leishmaniose, vacinação e vermifuguei. Acabei usando tudo. É uma ação muito boa, porque aqui não temos muito dessas ações e isso incentiva as pessoas a cuidarem dos seus pets. Tem gente que não tem condição e isso também ajuda e atrai as pessoas carentes, que têm seu cachorro em casa a cuidar”, destaca.
A Wenny de Alencar, 25 anos, trouxe logo três amiguinhos para aproveitar a ação: o cachorrinho Chui, a gatinha Efira e a gatinha Kai’sa. Todos já foram castrados e saíram de lá com a vacinação e o vermífugo em dia.
“Agradecer o serviço da Secretaria de Saúde (SMS) e do meio ambiente (Semma) que realizam várias ações de saúde animal. Acho interessante essas ações. Quanto mais, melhor. Protege nossos bichinhos, deixa a saúde deles e da população em dia”, comenta.
Esse ano, o CCZ já realizou ações na Folha 01, KM 07, Bairro Araguaia e Residencial Tiradentes. Outros bairros devem receber também a ação.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes