Seaspac: Ação social atende bairros Araguaia, Nossa Senhora Aparecida, KM 07 e Alzira Mutran
A ação social, realizada nesta sexta-feira (17), incluiu atendimento de saúde, com vacinação contra Covid-19, atendimento jurídico, com serviços do órgão de proteção ao consumidor (Procon) e exames rápidos e distribuição de preservativos, promovidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) aos moradores dos bairros Araguaia, Nossa Senhora Aparecida, KM 07 e Alzira Mutran.
A ação contou também com orientações da Sala do Empreendedor (SICOM), atendimento das equipes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), exames rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, aferição de Pressão Arterial e teste de glicemia, além de atendimento jurídico realizado por uma equipe da Faculdade Carajás.
“Os atendimentos realizados mais comuns são situações relacionadas à pensão alimentícia, divórcio, sucessão, situação relacionada ao desentendimento entre vizinhos sobre invasão de lotes, mas temos vários tipos de situações jurídicas e trouxemos, hoje, alunos que já estão finalizando o curso e também professores para dar o acompanhamento”, explicou o professor Antônio Gomes, coordenador do curso de Direito da Faculdade Carajás.
A equipe do Procon também realizou atendimentos para o público com orientações e já faz a abertura de procedimentos. “A participação é dar toda orientação, tirando as dúvidas para o consumidor e também se a pessoa chegar com sua demanda e com toda sua documentação já abrimos o procedimento e já sai daqui com sua audiência marcada que será feita no Procon e esta ação é de extrema importância porque o consumidor é necessitado de muita informação e orientação”, pontuou Zélia Lopes Souza, Coordenadora do Procon Marabá.
O aposentado Raimundo Pereira da Silva realizou os exames de saúde. “Estou aqui para ver como está a minha saúde e essa oportunidade não vem todo dia e eu moro aqui no bairro Araguaia e aproveitei para vir fazer os exames e agradecer a todos vocês ,pois ajudar as pessoas é muito bom”, disse.
Quem queria aproveitar bem a ação era a dona de casa Deusamar dos Santos Filho. “Vou fazer atendimento médico, psicólogo, jurídico, vou tomar vacina e também ao Procon pedir orientação, vou usar tudo”, disse bastante feliz.
Dona Laudina Coelho da Silva, aposentada de 63 anos, que mora próximo ao local da ação, chegou bastante ansiosa. “Quando soube dessa ação não quis fazer nada em casa para vir logo e ser atendida, ver a pressão e saber como tá a diabetes, aqui foi tudo muito tranquilo e rápido”, revela.
A ação foi uma iniciativa do vereador Deodato do Espírito Santo, o Dato do ônibus, a partir de um trabalho com a comunidade. “Levamos até ao prefeito este projeto e ele nos atendeu com várias equipes de saúde, atendimento jurídico, enfermagem, então está sendo de grande valia para a população e isso é importante porque estamos levando atendimento para dentro da comunidade porque, às vezes, o morador tem dificuldade de se deslocar, então é levar esses serviços para as comunidades”, destacou.
A ação social foi de 8 ao meio. As equipes estiveram na rua principal do bairro Araguaia e a meta era atender mais de quinhentas pessoas em todos os serviços. A ação também contou com apoio da Guarda Municipal e Departamento de Trânsito e Transporte de Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio