AÇÃO SOCIAL: MARABÁ GANHA UNIDADE DO PROPAZ PARA AGREGAR SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA
Na tarde desta terça-feira, (28), o município de Marabá recebeu uma unidade do Propaz Integrado, do Governo do Estado. O espaço localizado na Avenida Espirito Santo, no Bairro Amapá, reúne Delegacia da Mulher, Polícia Militar, assistência social, serviços de psicologia, médico e de perícia, além da patrulha Maria da Penha. O programa atende mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, familiar ou sexual.
O prefeito Tião Miranda esteve ao lado do governador Simão Jatene na inauguração e ressaltou a contribuição da prefeitura com o Propaz.
“A prefeitura sempre é parceira, seja do Governo do Estado, do Judiciário, do Ministério Público, ou da Câmara. Trabalhamos num órgão público e temos que estar abertos à parcerias. Hoje o município é parceiro da Patrulha Maria da Penha, com Guardas Municipais e com carro. Só é possível você combater essas questões da violência contra a mulher quando unimos os esforços”, afirma o prefeito.
Tião Miranda lembrou ainda, que há 15 dias, a Prefeitura também entregou a sede da coordenadoria e do conselho da mulher fortalecendo assim as políticas públicas para este público. Vale ressaltar, que a o CREAS já atua na rede de proteção, dando encaminhamento às vítimas para o atendimento especializado.
É um espaço que sintetiza toda uma cultura, uma forma de pensar que é justamente uma cultura de paz. Se você não tiver um espaço adequado para atender essas mulheres e crianças vitimadas, o ato de agressão, que elas sofreram termina se reproduzindo no seio do próprio estado. E o Propaz vem com esse objetivo com pessoas especializadas para tratar dessas questões”, garante Jatene.
Mônica Altman, presidente da Fundação Propaz, informa que a unidade está em pleno funcionamento. “Essa é uma luta da sociedade de Marabá e dos segmentos das mulheres junto ao Governo do Estado. Foi feito com muitas mãos e corações. Vamos ter celeridade, e não vamos fazer com que as vítimas percorreram várias instituições em busca de atendimento, por isso, chamamos integrado”, destaca Mônica.
Por outro lado, Nadjalúcia Oliveira, secretária de Assistência Social, destacou a importância da chegada do Propaz Integrado, no munícipio. Segundo ela, o programa somará com os serviços já existentes e desenvolvidos pela prefeitura.
“Aqui já temos um conjunto de serviços de atendimento da mulher vitimizada, através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a coordenadoria, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social e agora juntamente com o Propaz, ele só vem somar e quem ganha é a sociedade marabaense”, enfatiza.
Da mesma forma, Júlia Rosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, (CONDIM) e da coordenadoria, observa que o momento é de fortalecimento da Rede de Proteção e enfrentamento a violência.
“Seria muito difícil essa rede ser construída sem a presença do Estado, sem a presença do Propaz. É um programa referência no Brasil inteiro. Então acho que esse trabalho que a partir de agora será feito de forma conjunta, Estado com o município e sociedade em geral, tem tudo pra que a gente possa está reduzindo os índices de violência, trabalhando na prevenção da violência contra mulher, criança e adolescente”, disse ela.