SMS: Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação sobre o “Previne Brasil”
Com o objetivo de apresentar o programa Previne Brasil do Governo Federal, bem como atualizar as informações sobre o preenchimento correto dos formulários digitais com os dados dos usuários do sistema de saúde, entre 12 a 19 de abril, está sendo realizada, pela Coordenação Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde, uma capacitação para os 327 Agentes Comunitários de Saúde das zonas urbana e rural. Nesta terça-feira (12), a ação acontece, durante todo o dia, no auditório da Faculdade de Medicina (Facimpa), na Nova Marabá, contando com 107 Agentes.
A Assistente Social, Ângela Assunção, Coordenadora do Programa Nacional de Acesso da Qualidade da Atenção Básica e do Programa Previne Brasil, apresentou as novas metodologias do programa. “Hoje vamos tratar de forma específica a importância do trabalho dos ACS’s junto às Unidades de Saúde e também aos usuários. Vamos estar juntos com eles e ver o que precisam para melhorar o trabalho junto a comunidade. É um trabalho de orientação para entender também as mudanças que aconteceram ao longo do tempo, pois os ACS’s são os principais atores deste processo de atenção à saúde pública”, disse.
Atenção Básica e do Programa Previne Brasil
Na quarta-feira, dia 13, a capacitação acontece no núcleo de São Félix, no auditório do Sest/Senat. No dia 18 de abril a capacitação será para os ACS’s do núcleo Cidade Nova, na Câmara de Vereadores, e a partir do dia 19, a equipe segue para a zona rural, onde serão realizadas capacitações nas vilas de Itainópolis, Brejo do Meio, Vila Santa Fé, União e Capistrano de Abreu.
“Hoje nós traçamos um projeto voltado para os ACS’s com informações do Previne Brasil e uma capacitação inteiramente para eles, todas as ações dentro do Programa serão repassadas em detalhes para os Agentes para que todos possam ter a mesma linguagem”, explicou o enfermeiro Mateus Dias, Coordenador Departamento Estratégia Saúde da Família, destacando a necessidade de um repasse de informações mais precisas à central do E-SUS.
“Temos que reduzir as inconsistências, já contabilizamos mais de 12 mil no município e, às vezes, por falta de atenção como uma letra no nome do usuário e isso gera inconsistência nas informações e prejudica o trabalho do conjunto de atendimento e precisamos alinhar as informações”, esclarece Mateus Dias.
Para reduzir essas inconsistências nas informações dos pacientes, o Coordenador do E-SUS, Esojairam dos Santos, vai trabalhar a forma correta de preenchimento do formulário eletrônico, atentando para cada ponto de informação. “Hoje, todos os ACS’s já trabalham com o tablete conectando as informações em tempo real para a central de saúde. O tablete é como se fosse a ficha manual do usuário, ali estão contidas todas as informações referentes ao usuário, é o E-SUS. Hoje vamos trabalhar esse aperfeiçoamento junto aos agentes”, pontuou.
O Programa Previne Brasil
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.
Texto e fotos: Victor Haôr