Agosto Dourado: Ações atendem mais de 400 gestantes e puérperas
Na manhã desta terça-feira, 31, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Demósthenes Azevedo, no núcleo Marabá Pioneira realizou programação referente ao Agosto Dourado, mês de conscientização da importância do aleitamento materno.
A UBS contou com palestra sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida da criança, além de café da manhã especial e atendimento médico e de enfermagem para as gestantes, que realizam acompanhamento pré-natal. Foram 16 gestantes e cinco puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto) atendidas.
“Nós buscamos aqui falar sobre a importância do leite materno como um ‘alimento de ouro’ por ser completo e atender às necessidades iniciais da criança. Então nós buscamos orientá-las sobre a amamentação”, pontua a gerente da UBS, Rosângela Martins.
A programação, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Sociais (SEASPAC), foi realizada em UBS’s e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. As ações já atenderam mais de 400 gestantes e puérperas.
A direção de Atenção Básica da SMS em parceria com o Programa Criança Feliz e o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil (HMI) realizou eventos de promoção e sensibilização do leite materno. O pontapé da programação ocorreu no dia 14 na blitz educativa com distribuição de dois mil panfletos em semáforos e na área comercial do núcleo Marabá Pioneira.
Entre as atividades realizadas estão a realização de palestras e rodas de conversa sobre aleitamento; coleta e incentivo à doação de leite materno; pinturas artísticas nas gestantes e entrega de brindes.
De acordo com Mayana Lima, coordenadora de nutrição, saúde da criança e adolescente da SMS entre os benefícios do aleitamento para a mãe e a criança está diminuição da mortalidade infantil. “Por meio do aleitamento há diversos benefícios para a saúde das crianças, pois evita a mortalidade infantil, infecções, alergias e outras doenças. Além disso, reduz a chance de obesidade, fornece melhor nutrição e tem efeitos positivos na inteligência e melhora o desenvolvimento da cavidade bucal”, pontua. “Para as mães, promove o vínculo com a criança e protege contra o câncer de mama”, reitera.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação