Agosto Dourado: Ações de conscientização ao aleitamento Materno no Centro de Saúde Laranjeiras e CRAS da Folha 13
No mês de agosto é comemorado o “Agosto Dourado”, mês voltado para ressaltar a importância do aleitamento materno no Brasil. Em Marabá, nesta quarta-feira, dia 25, aconteceu um evento pela manhã, no Centro de Saúde Laranjeiras, para intensificar as ações de promoção, proteção e apoio à amamentação entre gestantes e puérperas atendidas pela unidade.
O evento contou com rodas de conversas sobre nutrição para gestantes e mitos e verdades da amamentação, além de orientações e esclarecimentos sobre a campanha de doação de leite materno, realizada pelo Hospital Materno Infantil. “Este evento foi planejado para gestantes e puérperas. Para as gestantes com o intuito de conscientizá-las sobre a importância do leite materno e para as puérperas com o intuito de incentivá-las a serem doadoras”, Mayana Lima, coordenadora de nutrição.
Fábio Oliveira, gerente do centro de saúde Laranjeiras, conta que o objetivo do evento é trazer pessoas que atuam nesta área para que possam orientar essas mães da melhor forma. “A prioridade é incentivar o aleitamento materno e a sua importância para a saúde das crianças. Trouxemos nutricionistas para auxiliar, para que essas gestantes e puérperas sejam orientadas quanto aos alimentos e o que é interessante comer, para que tenham uma produção melhor de leite”, ressaltou.
Mayana Lima, coordenadora de nutrição Fábio Oliveira, ger. da UBS fonoaudióloga no HMI Débora Simões
A fonoaudióloga no Hospital Materno Infantil Débora Simões falou sobre mitos e verdades a respeito de amamentação, que passam de geração para geração. “O grande segredo para uma boa maternagem é a informação. Todo mundo dá palpite, e em vez de ajudar, acabam atrapalhando”, reiterou.
Esperando o primeiro filho, com 36 semanas de gestação, Darlane Alves, de 24 anos, ficou feliz em poder aprender mais sobre a amamentação. “É a minha primeira filha, e minha gestação está tranquila, mas sempre tenho muitas dúvidas, por isso procuro sempre procuro ouvir profissionais que me orientem”, afirmou.
Darlane Alves A ação contou com pinturas nas gestantes
CRAS da Folha 13
Uma ação da campanha Agosto Dourado também foi realizada, na manhã desta quarta (25), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Folha 13, núcleo Nova Marabá. A ação foi promovida pelo Programa Criança Feliz, uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social e de Saúde do município.
Entre as atividades desenvolvidas estão a orientação nutricional sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros seis meses, além de desenho, pintura e ensaios fotográficos com as gestantes buscando retratar como elas enxergam o período da gestação e maternidade.
“Nós vemos como uma ação positiva sobre a importância da amamentação no período inicial da vida da criança, no fortalecimento do sistema imunológico e dos vínculos da criança com a mãe”, ressalta o coordenador do Programa Criança Feliz, Luiz Silva.
De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno diminui em 13% a mortalidade infantil até os cinco anos de vida, além de evitar infecções respiratórias, alergias, diabetes, colesterol alto, hipertensão e diarreia, ajudando também na redução da incidência de obesidade. Para as mães, o aleitamento diminui o risco de câncer de mama e ajuda na recuperação pós-parto.
Veja outras fotos da Ação no CS Laranjeiras
Veja outras fotos da Ação no CRAS da Folha 13
Texto: Jéssica Brandão e Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento e Divulgação Seaspac