Agosto Dourado: Unidades de Saúde realizam Dia D sobre importância da amamentação
Diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm realizado o Dia D da Campanha Agosto Dourado, cujo objetivo principal é sensibilizar para a importância da amamentação para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil.
Na tarde de quarta-feira, 09, a UBS Parteira Maria Bico Doce, em São Félix, foi contemplada com a programação. As mulheres grávidas e puérperas participaram de uma palestra com uma fonoaudióloga, atendimento com nutricionista, atendimento médico, café da manhã e sorteio de brindes.
Na quinta-feira, 10, a ação foi realizada no P.S. Maria Bahia da Conceição, em Murumuru, e contou com grande participação do público. Houve atendimento médico, de enfermagem, triagem, palestra e orientações sobre amamentação.
Na Unidade José Manoel da Anunciação, em Brejo do Meio, houve café da manhã, atendimento com nutricionista, triagem com equipe de enfermagem e palestra sobre o assunto, além de orientações sobre a maneira correta de amamentar.
A coordenadora do Departamento de Nutrição e Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maiana Stringari, esclarece o objetivo das ações.
“Levar informações corretas, empoderar o nosso público alvo para o aleitamento materno e todos os benefícios nele contido, aumentar e fortalecer nossa rede de apoio e desmitificar algumas informações que são culturais, que não são corretas. O mês de agosto intensifica a importância do aleitamento materno que é o padrão ouro em alimento, e que também é um marco para a primeira infância. Ter a responsabilidade de trabalhar a primeira infância é ter o compromisso de garantir uma vida saudável e feliz”, frisa.
A Coordenação de Saúde Extramuro, da SMS, também aderiu à campanha levando ações de conscientização até os residenciais como o Tiradentes, Jardim do Éden, Magalhães e na terça, 15, será no Loteamento Delta Park. Além destes locais, o programa também leva ações para a zona rural, como o PA Cabo de Aço, que acontecerá amanhã, 12.
Cynthya Pombo, coordenadora do Extramuro, reafirma que levar essas ações de campanha para áreas descobertas pelos agentes de saúde é importante porque esse público também precisa ser alcançado.
“Por exemplo, o Agosto Dourado. A gente tem várias mulheres que estão em trabalho de parto nas áreas residenciais, mulheres grávidas, puérperas, todas essas mulheres são o nosso foco. Vamos levar também outras campanhas como outubro rosa, de prevenção contra o câncer do colo do útero. É importante que a gente busque alcançar essa população em especial nas campanhas”, justifica.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Divulgação