Agosto Dourado: UBS João Batista realiza ação sobre a importância do aleitamento materno
A campanha “Agosto Dourado: Fortalecer a Amamentação“, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, segue com a programação de encontros e palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde reunindo mulheres para tratar sobre a importância do aleitamento materno. Nesta quinta-feira, 25, a ação aconteceu na UBS João Batista Bezerra, localizada no bairro de Santa Rosa.
“Esse é o mês que intensificamos informações às mamães sobre a questão do aleitamento materno que até aos seis meses tem que ser exclusivo. É o alimento mais saudável para o bebê, pois tem todos os nutrientes, vitaminas, sais minerais e é o melhor alimento”, informou a enfermeira Gilza Miranda.
No auditório da UBS João Batista, as mães ouviram atentas às informações dos profissionais de saúde sobre o tema e muitas dúvidas foram sanadas e outras orientações complementadas. Além das mães de primeira viagem, outras mães com mais idade passavam as experiências às demais.
A dona de casa Fabíola Ribeiro Paixão, 40 anos, mãe de 5 filhos, teve o último há quatro meses. Ela conta que todos os filhos foram amamentados.
“Eu estou no quinto filho e todos os filhos sempre mamaram e eu que já estou com 40 anos, sei que o leite materno é suficiente para uma criança e é uma relação de amor”, disse a dona de casa.
Para a enfermeira Gilza Miranda, além de fazer bem ao neném, o ato de amamentar também traz benefícios para a mãe, pois afasta o risco de câncer de mama e de ovário, entre outros males.
“Pois as mamães que amamentam têm menos riscos de câncer de mama e de ovário. São inúmeros os benefícios. Entre eles, o carinho, o amor materno e o afeto. Esse mês intensificamos o reforço do aleitamento materno exclusivo”, recomendou a enfermeira.
As orientações também dizem respeito ao início da introdução alimentar. Todas as Unidades de Saúde estão preparadas para dar as informações necessárias às mães quando as crianças iniciarem o período de incorporar outros alimentos, além do leite materno. É importante saber o que pode e o que não pode dar para a criança a partir de seis meses de idade.
“Após os seis meses temos a introdução alimentar e aqui nos postos de saúde repassamos as informações sobre a alimentação adequada para a criança e também para a mamãe”, explicou a enfermeira.
Quem agradece pelas informações e pelo trabalho dos profissionais de saúde são as mães, como a jovem Bianca Paixão, mãe de três filhos e com muitas dúvidas sobre a alimentação adequada aos seus pequenos.
“É importante saber como lidar com o bebê e a alimentação adequadamente e tudo isso as enfermeiras repassam aqui no posto. Por exemplo saber qual a fruta que temos que dar para os filhos depois de 6 meses, qual a melhor alimentação e isso é muito bom”, comenta.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) determinou o mês de agosto como “Agosto Dourado”, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno para a saúde da criança.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio