AGRICULTURA: EM UM ANO A SECRETARIA JÁ ATENDEU MAIS DE 660 FAMÍLIAS DA ZONA RURAL
Um dos pontos fortes da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), em 2017, foi a mecanização agrícola para o plantio de grãos, visando a safra 2017/2018 e a plantação de hortaliças. O trabalho resultou em 665 hectares arados, o que beneficiou 665 famílias na zona rural e na periferia da cidade.
Os locais beneficiados na área urbana, destinados à plantação de hortaliças, estão localizados no Núcleo Cidade Nova, Transamazônica, Nova marabá e São Felix.
Na zona rural, a mecanização agrícola aconteceu no entorno das vilas Brejo do Meio, Santa Fé, Centrão, Josenópolis e Vila União. Um total de 56 localidades, somando área urbana e rural tiveram esse benefício em 2017.
Distribuição de mudas – A partir do começo do período de chuvas, a Seagri intensificou a doação de mudas. A distribuição das plantinhas, extemporaneamente, só acontece para quem tem sistema de irrigação, porque elas não suportam a secura. Assim, nos últimos meses, cerca de 100 mil mudas foram entregues aos produtores rurais de Marabá.
A produção média mensal atingiu de cerca de 20 mil mudas, ou seja, mais de 240 mil plantinhas foram produzidas em 2017. Em anos anteriores, esse quantitativo não passava de 70 mil/ano. A intenção é chegar a uma produção superior a 800 mil mudas, considerando a capacidade do viveiro, que é de até um milhão de mudas/ano.
Para ter direito à doação, o produtor rural deve preencher uma solicitação, onde informa o que pretende cultivar e a finalidade, como sombreamento, produção de frutas, reflorestamento; e pegar a autorização e as mudas posteriormente, de segunda a quinta-feira.
Algumas espécies, devido à dificuldade de produção, em consequência da falta de sementes, têm doação limitada.