AGRICULTURA: ESTENDIDA A TEMPORADA DE DOAÇÃO DE MUDAS ATÉ O FIM DO MÊS
Este mês, com o início das chuvas regionais, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) abrirá mais uma temporada de doação de mudas. Aliás, desde o começo de novembro já atende a uma demanda reprimida, por isso, só atenderá a novos pedidos a partir do fim deste mês.
Segundo números da Seagri, foram doadas nos últimos meses cerca de 60 mil mudas, com maior ênfase em novembro, mais de 40 mil.
Embora o viveiro de mudas tenha condições de produzir até um milhão de plantas por ano, o que deverá ser atingido gradativamente, este ano, a produção média mensal atingiu cerca de 20 mil mudas, ou seja, em 2017 mais de 240 mil plantinhas serão produzidas. Em anos anteriores esse quantitativo não passava de 70 mil/ano.
Para ter direito à doação, o produtor rural deve preencher uma solicitação, onde informa o que pretende cultivar e a finalidade, como sombreamento, produção de frutas, reflorestamento; e pegar a autorização e as mudas posteriormente, de segunda a quinta-feira.
Neste momento, as mais e 200 mil mudas disponíveis correspondem a açaí, amêndoa, castanhola, ata, cajá, café, faveiro, goiaba, ipê (branco, roxo e amarelo), jatobá, jucá, manca bacuri, maracujá e magno brasileiro.
Detalhe, açaí serão distribuídas até 300 mudas por produtor; as demais entre 10 e 15 unidades.
Além do viveiro em suas dependências, este ano, em parceria com o IFPA, Embrapa e ICMBIO, a Seagri participa de projeto experimental nas terras do IFPA, visando atender projetos de assentamento próximos à Reserva Biológica do Tapirapé.