SEAGRI: Pequenos produtores rurais discutem políticas públicas em conferência municipal
Melhorar a qualidade de vida de homens e mulheres que vivem no meio rural de Marabá, a partir da discussão de políticas públicas, foi um dos objetivos da realização da VI Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação nesta quinta-feira, 25.
Mais de oitenta pequenos produtores rurais representantes de mais de trinta Projetos de Assentamentos participaram da conferência que contou também com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará ligados a cursos voltados para o meio rural.
O professor Fernando Michelotti foi convidado para fazer uma análise da conjuntura das políticas públicas para a sustentabilidade da agricultura familiar. Segundo ele, é preciso repensar as ações para que viabilizem o acompanhamento do desenvolvimento das políticas nas esferas de governo que atendem as famílias de agricultores.
“Este momento é importante para um diálogo do governo municipal com a sociedade civil, com as representações dos produtores, onde vão traçar um planejamento das ações futuras e me convidaram para trazer algumas discussões que ajudem o coletivo a pensar sobre os desafios atuais para a agricultura familiar e a pensar alternativas que possibilitem o que já está sendo feito e consolidar a agricultura familiar nesta região”, pontuou Fernando Michelotti.
Pequenos produtores rurais de toda zona rural compareceram, desde os mais próximos, como os produtores da região do Carrapato, do outro lado do Rio Tocantins, como também os mais distantes como os da região da Volta do Tapirapé Aquiri, distante cerca de 180 quilômetros da sede do município.
As discussões também se basearam nos projetos desenvolvidos pela Seagri e que vem mudando a forma, a qualidade e os percentuais de produção em comparação aos anos anteriores. A onde colheita está aumentando em cada ciclo e diversificando a produção no campo.
Aldemir Pereira de Souza, presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Região do Carrapato, destaca a diversidade de projetos que são oferecidos para o trabalhador do campo.
“Este evento pretende incentivar mais ainda o produtor a produzir em sua pequena propriedade, porque antes a nossa produção rural não era vista pela população e hoje está na mesa das pessoas graças ao incentivo da secretaria de agricultura com os projetos como o de melancia, de maracujá, de frango e a distribuição de sementes. Isso é importante para o agricultor e hoje nosso pensamento é multiplicar cada vez mais”, destaca.
A conferência acontece durante todo o dia e estabelece como uma das prioridades a coleta de propostas de forma participativa, que auxiliarão no processo de implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Durante o encontro acontece também a eleição das entidades que irão compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para o biênio 2022-2023.
“O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável é a base para montarmos algumas diretrizes políticas dentro da própria Secretaria de Agricultura e nesta conferência estamos discutindo as políticas públicas, o crescimento da secretaria dentro da zona rural, os programas que foram desenvolvidos durante esse período do governo, ou seja uma visão geral. E hoje tem uma participação grande porque eles têm visto o investimento do poder público dentro da zona rural de Marabá”, enfatizou Marcos Paulo Eleres, secretário Adjunto de Agricultura.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento