Agricultura: Feira do produtor no shopping ganha novo formato
Do campo para a sua mesa, a Feira do Produtor, fortalece a comercialização de produtos da agricultura familiar de Projetos de Assentamentos vizinhos
Funcionando desde abril do ano passado, todos os sábados no Piso L2, do Shopping Pátio Marabá, a Feira do Produtor, promovida pela Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá), ganhou no último sábado (16), uma nova roupagem. O evento reúne um mix de produtos, sem agrotóxicos, e é uma forma que a Seagri encontrou para incentivar a agricultura familiar. A reinauguração da feira foi animada com música ao vivo do cantor Washington Hermes.
Assim que ganhou vida, a Feira do Produtor começou timidamente, com barracas improvisadas, e participação de apenas seis feirantes, advindos dos Projetos de Assentamentos (PAs) Escada Alta, Brejo do Meio e Alegria. Atualmente eles recebem ajuda da prefeitura na logística, um caminhão é disponibilizado para levar os produtos, além de um ônibus para deslocamento desses produtores.
No segundo semestre do ano passado, percebeu-se a necessidade de expandir o projeto como uma melhor estrutura, foi quando colocou-se em prática o projeto de reestruturação da Feira do Produtor. Agora, o local funciona com barracas padronizadas.
Os produtos são frescos e de boa qualidade, em um ambiente mais saudável e melhor estruturado. Banana, cupuaçu, milho, manteiga, temperos como pimenta em conserva, mel, ovos, farinha, hortaliças, queijo, entre outros produtos são disponibilizados na Feira do Agricultor.
Marcos Miranda, coordenador do Departamento de Abastecimento da Seagri, afirma que a prefeitura dá apoio total aos produtores, desde o preparo de área, produção, à oferta de sementes, transporte para comercialização em si, além da parte estrutural.
“A feira do shopping é uma oportunidade para os produtores exporem e comercializarem seus produtos. Melhorou muito a venda deles com essa iniciativa”, explicou ele, acrescentando que o diferencial da feira são os produtos saudáveis e em conta, porque é uma mística dizer que tudo no shopping é mais caro.
A Seagri além da parceria com o Shopping Pátio Marabá na cedência do espaço, também mantém parceria com o Sebrae, na capacitação dos produtores.
Dalila Oliveira, da equipe do Marketing do Shopping Pátio Marabá, enalteceu a parceria com a Seagri e afirmou se tratar de um sonho antigo ter um espaço para seus clientes, em horário diferenciado para comercialização de produtos sem agrotóxicos e de qualidade.
O militar Cristiano Silva aprovou a Feira do Produtor e aproveitou para levar produtos que antes ele não conhecia, por não ser da terra, como a castanha do Pará. “Os produtos são frescos. Estou passeando pelo corredor e consigo encontrar com facilidade produtos típicos da região. Já vou levar castanha do Pará para casa”, afirmou.
A professora Rosilene Furtado já conhecia a feira e também já é cliente dos produtores. “É ótimo termos produtos de qualidade. Conheço as polpas dele e está em conta o preço, além de facilitar quando levamos em maior quantidade os produtos. A farinha deles é muito boa e vou levar puba para fazer mingau”, disse ela.
O produtor do PA Escada Alta, distante cerca de 50 km de Marabá, Ronanel Will, considerou o movimento de clientes bom. A gente traz polpa de frutas, queijo e hortaliças. “A procura é grande porque vendemos mais baratos por sermos produtores, o ambiente é muito bom, não pegamos nem chuva nem sol, bom para trabalhar”.
O Departamento de Abastecimento da Seagri vai revitalizar ainda mais duas feiras onde a agricultura familiar se faz presente, Feira da 7 de junho, na Marabá Pioneira, e na Rua Rio Vermelho, no Novo Horizonte. No total, o projeto da Seagri atende 96 produtores da agricultura familiar.