Agricultura: Feirantes da 7 de junho recebem barracas padronizadas

A Feirinha do Produtor Rural, localizada na Avenida 7 de Junho, na Marabá Pioneira, agora está mais organizada facilitando o acesso do cliente ao produto. Neste último fim de semana, a Prefeitura de Marabá entregou 70 barracas padronizadas aos feirantes cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), oriundos de 20 projetos de assentamento. As barracas são identificadas por localidade e separadas por tipos de produtos.

O espaço deixou os clientes satisfeitos. Morador do bairro, Vicente Paulo é frequentador assíduo da feirinha. Todos os sábados ele faz questão de comprar frutas, verduras e legumes por lá. Ele disse que teve uma agradável surpresa quando chegou à feirinha no último sábado pela manhã.

“Quando entrei aqui achei tudo diferente, vi a benfeitoria. Pra mim tá muito melhor agora. Você tem mais espaço pra andar, tem mais coisas pra ver. A padronização está nota 10”, afirmou o aposentado.

Dona Diná Araújo também fez as compras com mais tranquilidade no último sábado. “Muito bem organizado, principalmente o espaço, antes a gente passava bem apertadinho. Achei bonito e organizado, chique. Eu gosto de comprar de tudo aqui por causa da qualidade dos produtos, vem da chácara, da fazenda, sem química”, destacou a dona de casa.

Há 8 anos trabalhando na feirinha, dona Sônia Maria, do PA Boa Esperança está tentando se adaptar ao novo espaço. Mas já sentiu que trabalha de forma organizada produz bons resultados. “Tá melhor, bem limpinha”, afirmou a horticultora.

Maria de Jesus, uma das representantes da associação dos feirantes, disse que a Prefeitura cumpriu com o prometido. Além das barracas, os feirantes também ganharam um barracão denominado “Casa do Produtor Rural” para guardar os materiais da barraca. “Está tudo ok. Do jeito que nós esperávamos, corremos atrás, acreditamos,” ressaltou a presidente da associação.

Cristiano Farias, do PA Sororó, trabalha com comercialização de frangos e produção de açaí. Ele disse que a padronização valorizou a comercialização no local de trabalho.

“A gente trabalha mais organizada, a Seagri veio e o rapaz mediu a temperatura do frango, do açaí, as embalagens e comidas que devem estar empacotadas. Eu gostei muito”, enfatizou o feirante.

Além da padronização das barracas, segundo o médico veterinário Odilon Soares, agora a Seagri também deu início a orientação e fiscalização dos produtos na feirinha para garantir ainda mais a qualidade dos produtos que chegarão à mesa do consumidor.

“A gente veio orientar os feirantes no melhor acondicionamento dos produtos de origem animal porco, frango, leite, enfim. Tudo que envolve origem animal. Temperatura de acondicionamento, modo de disposição”, informou veterinário.

Marcos Paulo Pereira, secretário adjunto da Seagri, disse que o objetivo da Seagri é valorizar a produção agrícola. Ademais, a secretaria estará aberta pra regularização dos demais produtores rurais que ainda não se cadastraram.

“Os produtores que estão sem as barracas a gente solicita que vá na secretaria. O objetivo é conseguir padronizar toda a feira e atender o máximo possível dos produtores e feirantes de Marabá e assim a gente vai fortalecendo. Aquilo que o produtor produz tem como a gente fazer o escoamento, basta procurar a Seagri. Lembrando que temos  muitos projetos para 2020” enfatizou .

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade