Agricultura: Seagri disponibiliza veículos para transportar produção de agricultores
A família de dona Neide de Souza é composta por quatro mulheres, todas elas foram criadas no campo, acompanhando a mãe no dia a dia com o trabalho na terra. Agora, elas produzem para comercializar nas feiras da cidade.
Segundo ela, até o ano passado, cada pequeno agricultor, gastava em média R$ 170,00 (cento e setenta reais), para transportar os produtos até a cidade, na feira da Rua 07 de Junho e também na Feira da Laranjeiras.
“Cada caixa com os produtos era cobrado 5 reais pra levar até a feira, a gente gastava de 100 a 200 reais toda semana, ou seja, o que a gente vendia era praticamente para pagar o transporte, não sobrava quase nada. Agora não, com os carros da Prefeitura ficou bem melhor, sobra um dinheiro pra comprar outras coisas pra plantar”, comenta dona Neide.
Os carros em que a agricultora se refere são dois veículos adquiridos, através de convênio, para atender a agricultura familiar. Trata-se de uma caçamba e um caminhão baú com capacidade para transportar até 3,5 toneladas de alimentos. Os veículos transportam a produção de 35 famílias de pequenos trabalhadores rurais de projetos de assentamentos.
“Começamos a utilizá-los em janeiro deste ano. Antes, os agricultores tinham que pagar para transportar a produção para vender na cidade, hoje a prefeitura disponibiliza os veículos. Nós estamos aqui com eles todas as sextas-feiras para levar e depois no domingo trazemos todos”, explica Marco Miranda, coordenador de abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri).
Dona Lúcia Vieira, trabalha como agricultora há mais de 30 anos e conta que aos poucos a vida de quem produz no campo vem mudando. Ela se alegra quando vê os caminhões chegando para fazer o transporte dos produtos que ela preparou para vender na feira da Rua 7 de Junho na Marabá Pioneira.
“Depois de tanto tempo de espera, agora estamos sendo atendidos. Isso é bom demais para nós que precisamos e muito de ajuda, queremos agradecer e muito esta gestão que está olhando por nós”, agradece dona Lúcia.
De acordo com Marco Miranda da Seagri, 70 barracas padronizadas serão entregues aos feirantes da Rua 7 de Junho e mais 15 para os agricultores que estão na feira do produtor no Shoping Pátio Marabá, projeto também desenvolvido e apoiado pela Secretaria de Agricultura. “Eles fazem a parte deles que é trabalhar para produzir alimentos mais acessíveis para todos, e nós, servidores públicos, estamos aqui para fazer aquilo que nos dispomos a fazer, que é servi-los, retribuir aquilo que eles já pagam e recebem esse serviço por direito”, finaliza Marcos Miranda.