Agricultura: Seagri intensifica doação de mudas para a agricultura familiar

A partir de novembro, a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) intensificou a doação de mudas para a agricultura familiar, especialmente àquelas famílias que não dispõem de sistema de irrigação, para que aproveitem o período de chuvas para fixação dos vegetais.

No geral, cerca de 200 mil mudas foram doadas em novembro, com maior volume de açaí; mas a variedade é bem considerada, inclusive de frutíferas como ameixa, cacau, caju, cajá, cupuaçu goiaba e outras.

Além dos produtores que pegam as plantas na própria Seagri, este ano, foram disponibilizados dois caminhões para entregue de mudas para associações e cooperativas. Essa logística beneficiou produtores de vários PA, a Exemplo do Murajuba (6000 mudas), Escada Alta (4.000 mudas), Comunidade Boa Esperança (5.400 mudas) e Projeto de Desenvolvimento Sustentável Porto Seguro (4.590 mudas).

Os caminhões distribuíram mudas ainda na Reserva Biológica do Tapirapé, 3.500 mudas, que beneficiaram 18 produtores; e no PA Pedro Lourenço e Três Ilhas, para onde foram mais três mil mudas de essências variadas.

Este ano, a produção do Viveiros de Mudas da Seagri bateu novo recorde, com cerca de 440 mil mudas, contra 288 mil em 2017, estando mais de 60% em condições de plantio. A intenção da Seagri é chegar a uma produção média de 600 mil mudas/ano, considerando o tipo de acondicionamento, em tubetes de calibre mais grosso e saquinho.

Barracas de feiras livres serão padronizadas

Seguindo o exemplo da Feira do Shopping Pátio Marabá, aos fins de semana, a Feira da Sete de Junho e Rua Sororó terão as barracas padronizadas, o que oferecerá um novo visual à clientela.

Para a feira da Sete de Junho, a Secretaria Municipal de Agricultura já produziu 30 barracas e, por meio de emenda do vereador Ilker Moraes – PHS -, foram confeccionadas mais 40 unidades, visando atender os 70 feirantes que vendem seus produtos, também aos sábados, naquele local.

Na Feira da Rua Sororó, uma das mais recentes da cidade, os cerca de 15 feirantes também terão barracas padronizadas. E os feirantes do Shopping Pátio Marabá terão o ambiente revitalizada com novas barracas e padronização com propaganda e uniforme.

Logística – Diante da dificuldade para transportar (ida e volta) os produtos para a venda, alguns expositores da Feira da Rua Sororó ganharam apoio da Prefeitura de Marabá, que disponibilizou um caminhão baú para fazer a logística do campo à cidade e vice-versa.

 

ACESSIBILIDADE
X