Agricultura: Seagri entregará maquinários e novo prédio de assistência técnica nesta quinta, 19
Na manhã desta quinta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri) entregará equipamentos e maquinários novos que auxiliarão os produtores rurais em suas atividades. Além disso, também será inaugurado o novo prédio da assistência técnica da secretaria e a nova oficina.
A Seagri realizará a entrega de três tratores, três grades aradoras, duas retroescavadeiras, carroça, roçadeira, niveladora e escavadeira hidráulica. Com essas novas aquisições provenientes de emendas, parcerias e recursos próprios da prefeitura, a secretaria conta agora com 79 maquinários, incluindo 20 tratores. Só os tratores atendem cerca de 2800 produtores rurais por ano.
“O maquinário em si vai ajudar muito na questão da mecanização em tanque de piscicultura e represa; auxiliar também a Secretaria de Obras na atuação de pontes”, ressalta o secretário adjunto de Agricultura, Marcos Eleres.
Os programas desenvolvidos pela Seagri nos setores de avicultura, piscicultura, fruticultura, sistema de irrigação, pastejo rotacionado de gado leiteiro, feiras livres e demais atividades atendem cerca de 10 mil produtores por ano, sendo necessário um prédio apenas para o quadro de 25 técnicos da secretaria realizarem os atendimentos. Este prédio será inaugurado amanhã juntamente com a nova oficina para comportar os reparos do maquinário.
“O novo espaço da assistência técnica possibilita aos produtores um melhor atendimento e também possibilita aos técnicos, novos programas porque assim eles estão de forma mais adequada em seu espaço, em suas atividades”, reitera.
Além disso, durante o mês de maio, a Seagri segue com a entrega de kits de irrigação a produtores da zona rural, bem como cursos de beneficiamento primário para produtores de cacau, nos PA´s Volta Grande do Tapirapé e Cupú, visando capacitar tanto produtores quanto técnicos.
Para 2022, a secretaria irá ampliar os programas para atender também demandas de apicultura, hidroponia e instalação de tanques suspensos para piscicultura.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo