AGRICULTURA: SEAGRI PRETENDE MECANIZAR MAIS 1400 HECTARES DE TERRA
Depois de atender cerca de 590 famílias, com total de 700 hectares (ha) de terra arada em 2017, a mecanização agrícola da Seagri, por meio do Demec – Departamento de Mecanização Agrícola – pretende mecanizar o equivalente a 1.400 ha para a safra 2018/2019.
O motivo do avanço, Segundo Deibson Varanda, agrônomo responsável pelo Demec, é que em 2017 a Seagri trabalhou com quatro tratores, devendo agora entrar em campo com o mínimo de 10 máquinas da espécie, com possibilidade de chegar a 12 equipamentos. Ainda por conta da demanda de 2017, agora em janeiro, o Demec já atendeu a 40 famílias e vai assistir outras 388.
Ainda de acordo com Deibson, a mecanização para a safra de grãos e mandioca, para a safra atual, se estenderá até março, devendo reduzir a demanda entre abril e julho, retornando com força total em agosto. Nesse ínterim, entre abril e julho, o trabalho será voltado a olericultura, mais frequente em área urbana ou próximas à cidade.
Defesa Agropecuária – O trabalho do DEFAG – Departamento de Agropecuária – não para. Ele é o responsável pela inspeção no Frigorífico de Morada Nova, onde cerca de 400 carcaças de reses recebem o SIM (Selo de Inspeção Municipal), para o consumo das famílias marabaenses.
Também é função do DEFAG, baseado em parceria da Seagri e Ministério Público do Pará, a fiscalização e fechamento de abatedouros clandestinos, visando à saúde da população. Este ano, esse serviço será intensificado com a aquisição de uma nova viatura.
Ainda está previsto para este ano, a reestruturação do laboratório de análise animal, anexo ao laboratório de solos. Ambos deixaram de funcionar há alguns anos e retornarão as atividades em 2018.