Agricultura: Seagri reestrutura Feiras livres em Marabá
Além de ganharem novos espaços, as feiras livres de Marabá têm passado por reestruturação. O exemplo mais recente é a Feira da 7 de Junho, na Marabá Pioneira, que funciona aos sábados. Lá, os 70 feirantes receberam barracas padronizadas, reorganização do espaço, visando o ir e vir dos feirantes e clientes, ganhando também uma casa para guardar barracas.
Segundo Marcos Miranda, coordenador de Feiras Livres na Seagri, a partir de uma emenda impositiva do vereador Ilker Moraes e contrapartida da Prefeitura de Marabá, foi possível a aquisição e entrega das barracas padronizadas agora em outubro.
Em seguida, como as barracas impediam o trânsito das pessoas, foi necessária uma reorganização daquele espaço e alugar uma casa às proximidades para guardar as barracas depois do dia de feira.
Também, devido ao forte sol em nossa região, e a cobertura das barracas não serem suficientes para amenizar a incidência de luz e calor, serão adquiridas algumas tendas para melhor proteger alguns produtos e também os expositores e clientes. Nesse sentido, o prefeito Tião Miranda autorizou uma licitação para aquisição de tendas para cobrir cerca de 100 metros da Rua 7 de Junho.
Aquela feira começa a movimentação na sexta-feira, sendo que a maioria dos feirantes só chega à noite, na madrugada, para as vendas na manhã de sábado até por volta das 14 horas.
A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) administra mais duas feiras livres fixas, sendo uma na Avenida Sororó Novo Horizonte, que funciona aos sábados pela manhã; e Feira do Shopping Pátio Marabá, também aos sábados, no horário normal daquele centro comercial.
Feiras itinerantes – Esses mesmos feirantes do shopping, de 15 em 15 dias, às quartas-feiras, vendem seus produtos na Faculdade Carajás, no horário de aula, das 15 horas às 22 horas. Todos recebem o mesmo tratamento do pessoal da 7 de Junho em relação à organização e barracas padronizadas.
Nos dias 06 e 07 deste mês mais duas feiras itinerantes começaram a funcionar, em modelo misto com produtos da agricultura familiar e artesanato. Uma delas no Condomínio Jardim Tropical, começou na quarta-feira (06); e na quinta-feira (07) outra feira no Residencial Tocantins.
Nesses dois últimos, a Seagri fez a doação de barracas. Os feirantes, que se comprometeram a comercializar nesses pontos todas as quintas-feiras, de 15 em 15 dias, trabalharão de acordo com o que combinaram com a organização de classe.
Feira do Pôr do sol – Aos domingos na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, acontece a Feira do Por do Sol, das 17h às 22 horas. Além dos produtos manuais e livros, a Feira do Pôr do sol oferece comidas regionais e vasta programação cultural. Ela é promovida pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).
Texto: João Batista
Fotos: Arquivo/ Secom