Esporte: Torcida empurra, Águia marca nos acréscimos e Marabá está na 2ª fase da Copa do Brasil
Há 10 anos o torcedor marabaense esperava por esse momento. Às 16h da tarde desta quinta-feira (2), no estádio do Zinho Oliveira, o Águia de Marabá voltou a entrar em campo para uma competição de elite do futebol brasileiro. O duelo contra o Botafogo da Paraíba ficou marcado pela emoção e irreverência da torcida marabaense.
1º tempo
Empurrado pela torcida e precisando da vitória para se classificar, pois pelo regulamento da Copa do Brasil o empate daria a classificação ao time paraibano, o Águia de Marabá pressionou desde o primeiro minuto. Foram inúmeras chances perdidas até que, já próximo ao fim do primeiro tempo, o atacante Luan Parede teve a chance de abrir o placar em cobrança de pênalti.
Do inferno ao céu em poucos minutos, o atacante errou a cobrança, que foi defendida pelo goleiro Wallace. Poucos minutos depois se redimiu, em confusão na grande área, após cobrança de falta de Balão, a bola sobrou para Parede que abriu o placar 1×0 para o Águia.
O jogador que voltava de lesão, não escondeu a emoção e chorou. “Não tenho palavras nesse momento. A equipe foi recompensada por toda essa garra, todo esse empenho e graças a Deus consegui fazer o gol para ajudar na vitória”, comentou.
Intervalo
A vitória parcial durante o intervalo inflamou ainda mais a torcida. O torcedor Eder Teotônio, ou Éder ‘Show’ como gosta de ser chamado, responsável por parte da bateria da Torcida Organizada Águia de Marabá (TOAM), que ditava o ritmo do estádio, conta que as emoções vividas com o azulão o fizeram, trocar o Paysandu de Belém, pelo azulão do interior.
“Sou de Belém, era torcedor do Paysandu, mas cheguei aqui e Marabá me abraçou de coração aberto e me apaixonei pelo azulão e agora sou azulão, desculpa aí minha família que é Paysandu, mas agora sou 100% azulão”, confessa.
Contagiado pela atmosfera de otimismo do Zinho Oliveira, ele não escondeu a empolgação. “Está sendo emocionante demais, a adrenalina está a mil. Aposto em um 3×0 para o azulão. Perdemos o pênalti, mas o gol veio em sequência e agora é tudo nosso”, revela.
2º tempo
Mas não foi. Logo no início da etapa complementar, o atacante Mateus Anderson, que havia acabado de entrar, empatou a partida, placar que daria a classificação ao time da Paraíba. O clube e a torcida sentiram o gol. O Águia não conseguia pressionar como no primeiro tempo e via o relógio tornar, cada vez mais difícil, a classificação.
Conforme a impaciência crescia nas arquibancadas, o time do Águia buscava uma forma de retomar o controle do jogo. Nos últimos 15 minutos, o time paraibano colocou o regulamento debaixo do braço, abdicou de atacar e começou a focar em ganhar tempo, a famosa “cera” do futebol.
Aos 39 minutos, o técnico Mathaus Sodré tomou a decisão que mudaria o destino da partida e penalizaria o Botafogo pela falta de atitude demonstrada em campo. O atacante Pablo entrou em campo no lugar do volante Castro.
A glória
A mudança deixou o time mais ofensivo, que voltou a pressionar e ter o controle da partida. Ao mesmo tempo em que o auxiliar levantou a placa dos 6 minutos de acréscimo, o árbitro assinalou uma falta para o Águia na entrada da grande área.
Pablo na cobrança, com perfeição, bateu colocado no canto direito do goleiro: 2×1 para o Águia de Marabá e o Zinho Oliveira explodiu em comemoração. A adrenalina e atmosfera contagiaram a todos os mais de 2 mil torcedores presentes no estádio.
Quem via a empolgação da estudante, Letícia Medeiros, 26 anos, nem imaginava que era a primeira experiência dela em um estádio de futebol. “Eu nunca tinha vindo ver um jogo no estádio, antes só acompanhava pela televisão ou internet. A emoção e a energia é contagiante, está sendo uma experiência incrível ter essa primeira vivência com o time da cidade. Muito bom ver o Águia jogando, muita emoção, com certeza é uma lembrança que vou levar pro resto da vida”, celebra.
O zagueiro Betão era um dos mais empolgados com o resultado. “Muito feliz pela classificação. Tive essa oportunidade de jogar a Copa do Brasil pelo Tocantinópolis e agora estou aqui em Marabá, querendo fazer história e agora é continuar que a gente tem tudo para crescer cada vez mais no ano e avançar em todas as competições”, destaca o jogador, apelidado de xerife pelos companheiros.
Faz o Pix
Além da vaga para a segunda fase da Copa do Brasil, a vitória também garantiu para o Águia uma premiação de 900 mil reais pagos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os altos valores da competição, que dá vaga para Libertadores da América, não deixaram de ser celebrados pela torcida que cantou “Faz o Pix, CBF” após o término da partida.
O perfil oficial do azulão marabaense também entrou na brincadeira e postou em suas redes sociais a frase. O lateral Alan Maia que foi um dos melhores jogadores em campo, também não deixou a zoação passar. “Emoção muito grande ter passado de fase, com a presença da torcida e de todos vocês. Só tenho o agradecimento que buscamos corresponder dentro de campo com a vitória. Agora faz o Pix, CBF”, comemorou o jogador.
Próximos confrontos
Na segunda fase da Copa do Brasil, o Águia voltará a enfrentar um time de primeira divisão. O confronto contra o Goiás ainda não tem data confirmada, mas acontecerá entre os dias 8 e 15 de março. O mando de campo pertence ao azulão e a vaga será decidida em jogo único, desta vez em caso de empate haverá cobrança de pênaltis.
A única vez que o time de Marabá conseguiu ir a segunda fase da Copa do Brasil foi há 13 anos, o adversário também foi um time da primeira divisão e o confronto é lembrado até hoje pela vitória do time marabaense no jogo de ida contra o poderoso Fluminense. Infelizmente o Águia acabou sendo eliminado no jogo de volta, no Rio de Janeiro.
“O Águia participando de uma competição nacional, no nível da Copa do Brasil é uma alegria para todos. Você vê em um dia de semana, à tarde, e o estádio está cheio. É bom para a cidade, para a economia, para todos. O esporte em Marabá é muito grande e o futebol vem sendo trabalhado nas escolas, na base, no amador e o reflexo disso vem também o Águia de Marabá. Aqui é o momento apoteótico do esporte marabaense”, destaca o secretário de esporte de Marabá Thyago Ferraz.
Antes da decisão pela Copa do Brasil, o Águia volta as atenções para o Campeonato Paraense, onde enfrenta a equipe do Tapajós, às 20h de segunda-feira (6), no Zinho Oliveira. A equipe se encontra no segundo lugar do Grupo B com 7 pontos, dentro da zona de classificação, faltando quatro jogos para o fim da primeira fase.
Confira outras fotos desse jogão:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes e Sávio Calvo