Esporte: Águia goleia Tapajós, encaminha classificação e mira liderança do Parazão
Após a heróica vitória contra o Botafogo da PB pela Copa do Brasil, a torcida marabaense compareceu em peso, na noite desta segunda-feira (06), no Estádio Zinho Oliveira, na Marabá Pioneira, para prestigiar o Águia de Marabá pela 5ª rodada do Campeonato Paraense de 2023. Nem a chuva forte, que começou ainda no 1º tempo, apagou o ímpeto da torcida e do time, que goleou a equipe do Tapajós por 4×0 e se isolou na 2ª colocação do grupo, apenas dois pontos atrás do líder Paysandu.
Vira 2….
O Águia se impôs e pressionou desde o primeiro minuto da partida. Mas as oportunidades criadas, só se converteram em gol faltando 15 minutos para o fim do 1º tempo. O volante Balão Marabá cobrou a penalidade defendida pelo goleiro, mas não teve dificuldade de fazer Águia 1×0 no rebote.
Com mais tranquilidade no placar, o segundo gol não demorou a sair. Seis minutos depois, o volante Castro marcou de cabeça o gol, que deu números finais ao primeiro tempo.
“Acho que foi o jogo de uma equipe só. Eles procuram pegar essa bola longa nas nossas costas, mas estamos ligados lá atrás. Quando a bola está no chão, estamos dominando o jogo. Conseguimos marcar os dois gols e agora é continuar ligado para garantir essa vitória”, comentou o zagueiro Betão, que virou meme pela comemoração da vitória na Copa do Brasil.
Torcida
O placar animou ainda mais a torcida. A Nayara Camilo, 31 anos, não escondeu o encantamento com o desempenho do time. “Venho sempre assistir. O Águia está superando a expectativa, faz tempo que não vejo o time tão bem como está agora nos campeonatos, tanto na Copa do Brasil, como no estadual. É muito gratificante de conseguirmos ver um espetáculo como Águia tá agora. Uma conquista muito grande para gente e para cidade”, celebra.
Até quem não é torcedor aguiano se empolgou com o desempenho do time. O botafoguense Daniel Almeida, 27 anos, está na cidade por conta de um trabalho temporário e antes de voltar para o Rio de Janeiro, cidade natal, aproveitou para conhecer o time marabaense.
“Queria ter vindo pela Copa do Brasil, mas não consegui, Hoje vim e estamos saindo com a vitória. Estou indo embora, mas gostei muito da cidade, aproveitei para conhecer os pontos turísticos e o estádio não seria diferente. Indico, povo receptivo, muitos lugares para visitar, culinária boa. Tivemos um pênalti muito claro aqui e a partir daí deslanchou. Agora abriu a porteira, dois vira e quatro acaba”, crava.
… acaba 4
E o visitante torcedor acertou. A equipe marabaense manteve o foco no início da etapa complementar e ampliou o placar logo aos 7 minutos. Após passe de Castro, o atacante Luan Santos tirou o zagueiro e chutou no canto do gol para fazer o terceiro gol do Águia.
Com a grande vantagem no placar, o azulão marabaense deu uma relaxada e foi a vez do Tapajós atacar. Aos 23 minutos, o “Boto da Amazônia”, como é conhecido o time, diminuiu para 3×1.
O gol acordou o time do Águia, que voltou a atacar e 9 minutos depois matou a partida. O herói da vitória contra o Botafogo, Pablo, tirou a zaga do Tapajós para dançar e deu passe açucarado para Castro, que chutou em cima do goleiro. No rebote, Adauto marcou o quarto do Águia e deu números finais a partida. Festa da torcida, que só aguardou o fim de jogo, para comemorar mais três pontos.
“Exalto o grupo hoje. Hora de mostrar o grupo forte que foi apresentado no dia 12. Acreditamos em todos os jogos e a vitória veio. Agora é pegar o Caeté em uma partida dificílima, de um time que venceu o Paysandu. Curtir a vitória e já pensar nesse próximo jogo porque almejamos coisas grandes”, ressalta o técnico do Águia Mathaus Sodré.
Com a vitória, o time do Águia chega a 10 pontos, apenas dois pontos atrás do líder do grupo, Paysandu, que tem 12 pontos. A terceira colocação é do Cametá, com oito pontos, e na lanterna está o São Francisco, com apenas três pontos.
O próximo jogo do Águia será no domingo (12), às 16h, no Zinho Oliveira, contra o Cametá. O Paysandu jogará no mesmo horário contra o Independente, em Tucuruí. Em caso de vitória aguiana e derrota da equipe bicolor, o time de Marabá pode se tornar líder do grupo.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes / Nathalia Costa