Esporte: Águia fica no 0x0 e jogará quartas de final contra o Castanhal
Apesar dos 37 graus e do sol forte, da manhã deste domingo (26), a torcida marabaense compareceu ao Estádio Zinho Oliveira para apoiar o Águia de Marabá, que ficou no 0x0 com o Independente, na última rodada da primeira fase do Campeonato Paraense Futebol. Com esse resultado, o azulão terminou em terceiro lugar na classificação geral, atrás apenas da dupla Re x Pa.
Com o empate, o time de Marabá decidirá a vaga na semifinal e na série D de 2024 contra o Castanhal, mesmo adversário das quartas de final do ano passado, quando o azulão marabaense garantiu a vaga na competição nacional. A diferença é que, com a boa campanha deste ano, o Águia terá a vantagem de decidir a vaga em casa. A data da partida ainda não foi anunciada pela Federação Paraense de Futebol.
Precisando desesperadamente da vitória para evitar o rebaixamento e, ao mesmo tempo, ainda sonhando com a classificação, o time do Independente de Tucuruí tomou a iniciativa do jogo, tentou pressionar o Águia de Marabá e dominou as ações na partida. Com a classificação já garantida e um homem a menos durante quase metade do jogo, o Águia esteve mais apático e defensivo.
“Partida difícil onde sentimos um pouco o desgaste das últimas decisões. Mas a entrega dos jogadores tem que ser exaltada sempre. Mesmo com um a menos. Tivemos algum controle de bola e algumas situações. O empate não era o que queríamos, mas é isso, agora é focar nos mata-matas que virão pela frente e focar nos nossos objetivos”, comenta o técnico do Águia Mathaus Sodré.
Bons exemplos
Apesar do resultado, o jogo ficou marcado pelas excelentes iniciativas do clube e da torcida. Em virtude da Semana da Pessoa com Síndrome de Down, o clube convidou alunos e atletas da APAE Marabá para participarem da festa nas arquibancadas. Foram 25 pessoas atendidas pela instituição que assistiram o jogo da arquibancada coberta.
“Já tinha assistido um jogo há alguns anos atrás. Mas hoje foi especial. Nós recebemos o convite maravilhoso do clube para poder saudar os que têm síndrome de Down. Os jogadores do Águia nos visitaram essa semana, falaram com nosso atletas da APAE e hoje trouxemos alguns aqui, selecionando os que poderiam vir em virtude de horário e saúde. Agradecemos o Águia pelo gesto de solidariedade, amor e inclusão”, agradece Maria do Socorro Cavalcante, diretora da APAE Marabá.
Parte imprescindível da história do clube, a Torcida Organizada do Águia de Marabá (TOAM) não fez por menos. O Neiville Cavalcante, 53 anos, é cadeirante e estava morando em Belém nos últimos anos. Torcedor do Águia, ele acompanhava os jogos à distância, mas agora, ao voltar para Marabá, juntou-se à organizada, que ajudou a fundar no passado. Para comemorar o retorno dele, foi recepcionado pela torcida e ganhou uma camisa da TOAM.
“Eu passei 30 anos fora de Marabá, morando em Belém, mas acompanhando o clube de lá. Retornei agora à cidade e vim participar da torcida organizada. Tenho que estar onde meu povo está. É gratificante ganhar a camisa hoje. Fui um dos fundadores da TOAM e estou feliz de estar aqui de novo. Time está bom e é ótimo a sensação de estar de volta”, comenta o torcedor.
Próximos passos
O próximo jogo do Águia agora é pela Copa do Brasil ainda está com data e adversário indefinidos. O clube aguarda o sorteio que acontecerá na quarta-feira (29).
O adversário do azulão marabaense sairá do lote 1 formado pelos clubes do Flamengo, Palmeiras, Atlético-PR, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Fortaleza, Corinthians, Santos, Internacional, Grêmio, América-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Coritiba.
Os dias previstos para a disputa da terceira fase, agora disputados em ida e volta, são entre os dias 12 e 26 de abril. A definição oficial do dia, hora e local do jogo só sairá após este sorteio.
Confira outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Nathália Costa e Jordão Nunes