Semed: Últimos ajustes para a reinauguração da Escola João Anastácio de Queiroz
Na tarde desta sexta-feira (03), a partir das 17 h, acontece a reinauguração da escola João Anastácio de Queiroz, na Folha 16, Nova Marabá. Os últimos ajustes e reparos estão sendo feitos pela equipe da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), para a entrega da obra à comunidade.
A revitalização ocorreu entre julho e novembro de 2020, porém, com a suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavírus, a entrega foi adiada. Durante a última semana, equipes da Sevop realizaram os reparos necessários.
Entre os serviços executados estão a renovação da pintura de todo o complexo escolar, revisão e troca dos telhados e coberturas, revitalização e aplicação de resina nos pisos, além da revisão de esquadrias com implantação de vergas e reforma de portas e janelas. No sistema hidrossanitário houve a troca de vasos, pias e torneiras.
Em relação ao paisagismo, o jardim foi revitalizado e houve também a resolução de um problema de drenagem, que causava o alagamento do canteiro central entre os blocos de aula, com criação de valeta e implantação de tubos de drenagem. Todas as luminárias foram trocadas por lâmpadas de LED, além de adequação na área administrativa para suporte de uma sala de vídeo.
Como a revitalização ocorreu durante a pandemia, os alunos ficaram bastante tempo sem frequentar a escola. Quando eles retornaram de maneira gradual, em setembro deste ano, puderam constatar todas as melhorias.
“Nós sabemos que o aluno gosta de estar em um espaço legal, um espaço bonito. Quando eles retornaram às aulas foi de encher os olhos. Nós vemos na expressão do aluno a felicidade de estar em um espaço adequado, bem organizado. Isso é visível no rosto deles”, ressalta a diretora da escola, Marluce Leal.
Mesmo antes da reforma, a escola já dispunha de infraestrutura satisfatória que foi revitalizada. Hoje conta com dez salas de aula, sala de vídeo, sala de leitura, laboratório de informática e o hall do refeitório, que ganhou uma pintura desenhada pelo artista plástico Bino Sousa, exaltando o poder da leitura.
Atualmente, a escola tem aulas nos três turnos. Durante os períodos matutino e vespertino as aulas são para turmas do 1° ao 9° ano somando 585 alunos. No período noturno, a escola funciona voltada para o CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos), uma modalidade de ensino para jovens que não terminaram o ensino fundamental, atendendo 220 alunos.
Para a coordenadora pedagógica responsável pelas turmas do 6° ao 9° ano, Raimunda Sousa da Silva, a revitalização só trouxe benefícios para a escola
“A revitalização vem dar vida, né, para o ambiente escolar?! Os nossos alunos estão se sentindo estimulados, se sentindo em um ambiente acolhedor, aconchegante. Então, essa reforma veio aprimorar mais o processo de ensino e aprendizagem. Estamos adorando o desenho do artista plástico Bino Sousa, que virou um ponto turístico da escola para fotos. Só temos a ganhar”, pontua.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Ronaldo Palheta/Magdegilson Teixeira