7 de setembro: Albertina Moreira terá pelotões representando projetos escolares
Se os desfiles da Independência já costumam ser especiais para pais, professores e alunos, que entram na Avenida Antônio Maia, para demonstrar seu amor à pátria e à sua escola, imagina para quem está estreando no desfile. É o caso da diretora Marceli Isaias, da Escola Albertina Moreira, que irá se apresentar com 100 alunos na Marabá Pioneira, no dia 07 de setembro.
“Vamos mostrar lá na avenida o que acontece aqui dentro escola. Primeiro ano na nossa gestão que vamos para lá. Sempre desfilamos aqui mesmo na comunidade. Então, é algo novo para os alunos dessa comunidade. A expectativa é gigante. Se desse, levaríamos todos os meninos para lá. A comunidade se envolveu e estão todos bem animados”, conta Marceli.
Para isso, a escola contará com seis pelotões que representarão cada uma das atividades desenvolvidas na escola. A Laura da Silva Rodrigues, 9 anos, fará parte do pelotão da Comissão de Frente. “Nunca participei, vou lá pela primeira vez. Nem aqui na comunidade participei. São bem cansativos os ensaios, mas acho que vai fazer com que dê tudo certo. Está sendo divertido ver as pessoas e carregar as bandeiras. Vou pedir para toda minha família ir lá assistir”, conta a menina.
Os outros pelotões vão representar o projeto de Educação Especial, mostrando toda a inclusão da escola; os projetos das salas de informática e leitura, e de esporte e horta desenvolvidos com a comunidade.
Os ensaios estão sendo realizados na quadra da escola e contarão com o apoio da Fanfarra da Escola CMRio, que participou de um único ensaio pelas ruas da Folha 06, atraindo um bom público.
“Ensaios estão muito bons e estou achando ótimo. Estou com um probleminha no pé, mas não quero perder por nada. Vai ser muito divertido porque lá muitas pessoas vão ver a gente”, comenta a estudante Andressa Teixeira, 10 anos.
O Enderson Caique, 9 anos, completa. “Acho que vai ser bem divertido e legal desfilar. Minha família vai toda lá me ver, não veja a hora”, disse.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes