ALERTA: IDOSOS E DEFICIENTES PODEM PERDER BENEFÍCIO
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Seasp) está alertando aos idosos e deficientes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a procurarem os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Comitê do Bolsa Família para realizar a inscrição no CadÚnico. O prazo final é dia 31 de dezembro e quem deixar de fazer isto terá o benefício suspenso.
De acordo com a presidente do Conselho do Idoso, Onete Feliz, após o prazo divulgado pelo o Governo Federal, os idosos e deficientes que não estiverem cadastradas perderão o direito de receber o benefício, que deve ser suspenso logo em janeiro de 2018.
“A situação é preocupante porque dura em torno de 2 a 3 meses para conseguir reativar o benefício, por isso, eles precisam se cadastrar. Em Marabá a maioria dos idosos recebem apenas o BPC”, enfatizou a assistente social.
Para fazer o cadastro, os idosos e os deficientes devem estar munidos dos documentos pessoais, além do comprovante de residência.
O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.