Semed: Com revitalização, alunos da EMEF Albertina Moreira vivem novo momento
O primeiro dia de aula, após a inauguração oficial da Escola Municipal Albertina Sandra Moreira, ocorrido na sexta-feira (11), foi de muita alegria e motivação para os 471 alunos e servidores. As obras contemplaram todos os espaços da escola e houve ampliação na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dos banheiros, inclusive com a acessibilidade. A escola ainda conta com sala de leitura e multifuncional, laboratório de informática, quadra esportiva, entre outros espaços importantes.
Outra mudança importante está na cozinha, agora mais ampla com todo o revestimento cerâmico trocado. O bloco administrativo é dividido entre secretaria, sala da direção, sala dos professores, sala de coordenação e sala de orientação. Além disso, a quadra esportiva também está reformada com cobertura, piso e iluminação novos. Um detalhe da revitalização é que deixou o ambiente escolar mais moderno com sistema de combate a incêndios.
Para reforçar a segurança da escola, o muro foi ampliado em mais dois metros, alcançando a altura de cinco metros. E para reforçar a estrutura, os portões também foram substituídos. A EMEF Albertina ainda ganhou uma pintura de aproximadamente cinco metros de altura no hall de entrada. A arte é do artista plástico Bino Sousa valorizando mais ainda o espaço escolar.
Para Julciane de Fátima, coordenadora pedagógica, ressalta que a melhoria na infraestrutura está trazendo ótimos resultados para o ensino-aprendizagem. “A revitalização melhorou bastante o ensino-aprendizagem. Melhorou o aspecto, a questão das salas de aula. Agora tem uma nova estrutura e melhorou tanto na sala de aula, quanto fora. A gente pode trabalhar com os alunos porque quando o ambiente se torna mais agradável, se torna mais estimulante para os alunos e professores também”, enfatizou.
Mikelly Lopes, 10 anos, estuda o 4º ano no período vespertino e está encantada com a escola nova. “Ficou mais alegre, antes da reforma as crianças não eram tão alegres assim, a escola ficou mais legal. Mudou as salas, cores, as plantas, quadros. Gostei muito. O espaço que mais gostei foi a quadra porque ficou bem melhor”, descreve a pequena estudante.
Victória Guajajara, 12 anos, aluna do 5º ano B, também está feliz com o ambiente escolar. “Tá muito legal, gostei de tudo, principalmente da sala de leitura. Eu gosto muito porque aqui a gente estuda muito, fazemos atividades, conversamos, lemos”, enfatiza a aluna.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento