Semed: Revitalização e ampliação da Escola Mendonça Vergolino entram em novo ritmo
A Escola Municipal Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, está com obras em ritmo acelerado. A instituição, que é uma das mais antigas do município, inclusive conhecida como municipal, está ganhando novo ambiente com a revitalização do prédio antigo e a construção de um novo bloco com andar.
Na parte da ampliação, os trabalhos estão concentrados no reboco, fossas, sumidouros e calçadas. Estão sendo construídas cinco salas. No primeiro andar, os espaços estarão direcionados para gestão, orientação pedagógica e sala de professores. Já o segundo, haverá salas de música e dança, como informa Eduardo Bogaz, engenheiro da Sevop. Quanto à revitalização da escola, os trabalhos estão bem avançados, respeitando algumas características do prédio.
“Está sendo revitalizada toda a escola. Vamos revitalizar a plateia, que tem um piso de madeira bonito. Toda elétrica nova. Vai ter uma plataforma elevatória do primeiro para o segundo piso, para acessibilidade, a escola vai ficar 100% acessível. Vai ser feito também o combate ao incêndio da escola”, pontua o engenheiro.
Ainda sobre a revitalização, a fase inclui revestimento, pintura, esquadrias, elétrica, forro e piso. As obras da escola Mendonça Vergolino estão orçadas em R$1.049.052,39 e a previsão para a conclusão das obras é abril de 2022. Isaque Gama, encarregado da G.A Engenharia, empresa responsável pela execução dos trabalhos, informa que os operários estão intensificando a planilha da reforma, mas trabalhando firme na ampliação. “A obra está bem adiantada, estamos com muitos homens aqui, se Deus quiser logo, logo vamos entregar”, afirma o encarregado.
Para Ireneide Veiga, vice-diretora da escola, a expectativa é grande para a conclusão das obras. Ela observa que os alunos estão tendo de estudar no prédio da Fundação Casa da Criança, no bairro Santa Rosa, mas de olho no retorno para a municipal. “Estamos com uma expectativa muito grande para o término dessa obra. Todos os dias eu dou uma revista por aí e tá andando bem. No espaço novo vai ter sala da gestão que não tinha, sala de professores que não tinha, sala de música, de dança, vai ter espaço pra guardar nossos materiais de festa, tipo um almoxarifado, um banheiro para pessoas com deficiência” enfatiza.
A EMEF Mendonça Vergolino finalizou o ano letivo de 2021 com 565 crianças matriculadas. A escola atende alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos turnos manhã e tarde.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento