7 de setembro: Anísio Teixeira desfilará com 200 alunos em cinco pelotões
A cada dia que passa cresce a expectativa dos alunos e professores para o tradicional desfile de 07 de setembro, na Marabá Pioneira. E os alunos do Anísio Teixeira tem se preparado junto com a equipe da Escola Darcy Ribeiro para fazer uma bela festa de celebração do Dia da Independência na Avenida Antônio Maia.
“Eu desfilo desde o quarto ano, para mim é muito bom representar a escola. Todo ano estou desfilando e representando. Dá uma ansiedade porque tem muita gente, mas é uma alegria muito grande ver as pessoas elogiando e ter esse contato. A família sempre está lá assistindo e me apoiando também”, conta a aluna Maria Clara, 14 anos, que irá desfilar pelo bloco dos alunos destaques da escola.
Conforme explica a vice-diretora, Ione Lemos, a escola se dividirá em cinco pelotões. O primeiro será em homenagem a Tarsila do Amaral, artista plástica brasileira do movimento modernista; o segundo será o de Maria Clara, com alunos destaque na olimpíada de matemática, concurso de desenho e outras atividades da escola; já o terceiro representará a Olimpíada do Anísio Teixeira (Oliat) e também haverá um pelotão para o projeto Pedalando Contra Violência, desenvolvido pela escola.
“Começamos em julho, separando alunos e pelotões. Fizemos o convite, os pais autorizaram e, no mês de agosto, a gente vem ensaiando três vezes por semana. Serão 200 alunos do ensino fundamental e médio e estão todos esperando uma grande celebração”, comenta a vice-diretora.
O bloco que se junta a esses quatro é o da fanfarra que contará com 30 estudantes do Anísio Teixeira e 11 da escola Darcy Ribeiro, com uma banda composta exclusivamente para o desfile cívico de setembro. “Estamos fazendo o melhor dentro da nossa realidade. Temos instrumentos que chegaram recentemente. Então estamos aproveitando o pouco tempo para ensaiar e nós juntamos com a escola Darcy Ribeiro que doou equipamentos e integrantes para fanfarra”, explica André Vinicius Cardoso, professor responsável pela fanfarra.
O Ian Christian, 12 anos, que já participou de outros desfiles, participará da banda pela primeira vez. “Já desfilei por outras escolas e é uma experiência muito boa, desde pequeno gosto de assistir e participar. É incrível representar nossas escolas. Mas essa é a primeira vez que vou tocar. A expectativa é a melhor possível, toda semana ensaiando, todo mundo animado. Emoção está lá em cima”, conta o garoto.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes