Aniversário: Laranjeiras completa 44 anos com reformas, café da manhã e ações de saúde

Neste sábado (29) os moradores do Bairro Laranjeiras se reuniram para comemorar o aniversário de 44 anos do bairro. A festa contou com musica ao vivo, café da manhã e sorteio de brindes. Este ano a comunidade também está ganhando um grande presente, isso por que a Prefeitura de Marabá está realizando a reforma completa da Sede da Associação de Mulheres Arco Iris da Justiça, localizada na Rua Minas Gerais, 255.

Além disso, a ação também contou com atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que realizou atendimentos médicos das 8h às 14h, na Escola Deuzuita Melo de Albuquerque. Foram realizadas consultas com clínico geral e enfermeira, vacinação contra sarampo e testes rápidos contra sífilis. A ação aconteceu através de emenda da vereadora Priscila Veloso.

Nos dias 27 e 28, com apoio do Governo do Estado, também foram realizadas ações para retiradas de documentos. As ações aconteceram na sede da associação e foram emitidas 380 identidades e 101 certidões de nascimento.

A Associação de Mulheres Arco Íris da Justiça realiza vários trabalhos com a comunidade como consultas, cursos e trabalho de conscientização e assessoria em casos de violência contra mulher. “Trabalhamos na prevenção à violência contra mulher, dizendo não ao feminicídio, trazemos eventos, palestras, cursos de corte costura, culinária, salgados, confecção de tecidos, para que possam ganhar seu dinheiro”. Comenta Rosalina Izoton, coordenadora de politicas públicas da associação.

A reforma inclui a troca de toda parte elétrica, pintura, portas, parede, teto, piso, colocação de ar condicionado e ampliação. “É uma coisa que agradecemos à Prefeitura e ao Vereador Marcelo Alves. Nossa associação está ficando linda. Estão arrumando nosso consultório, que temos para atendimento da comunidade. Agora temos um espaço bem arrumado com central de ar, forrado, antes não tínhamos isso”, acrescenta.

A reforma está acontecendo através de emenda, no valor de 30 mil reais, do Vereador Marcelo Alves (PT). “Sempre acompanhamos todos os anos, já é tradicional em fevereiro a comunidade se reunir, muito comunitário, e de alguns anos pra cá estamos tendo apoio da prefeitura, conseguindo dialogar com o poder publico, arrumaram a estrutura e agora temos a reforma d a associação. Muita coisa aconteceu, ruas asfaltadas e estamos dialogando também a reforma da Feira da Laranjeira para o futuro”, complementa o vereador.

A festa

A abertura da festa se deu com uma breve leitura sobre história do bairro, agradecimento pelas conquistas alcançadas e cobrança de novos investimentos. Logo após foi a vez do Bispo da arquidiocese de Marabá, Dom Vital, abençoar o encontro. “É um bairro muito importante para vida de Marabá e nós estamos aqui para prestigiar esse dia dando forças para todo esse povo que teve uma grande história no passado e agora buscar construir algo novo. Parabenizar autoridades, Prefeitura e todo mundo que trabalha para o bairro se tornar cada vez mais atraente para muitas e muitas pessoas”, sublinha.

Logo após a fala das autoridades presentes foi servido o café da manhã e realizado o sorteio de brindes para as mulheres. A aposentada Carlene Alves dos Santos, 43 anos, foi uma das sorteadas. “Festa maravilhosa, estamos de parabéns. Muitas famílias ajudadas e foi muito importante esses 3 dias muito aconchegantes para as pessoas que necessitavam tirar seus documentos e ter atendimento”, comenta.

A estudante Crislane Oliveira Almeida, 17 anos, outra premiada, que veio de Itupiranga para morar na Laranjeiras, também aproveita para parabenizar o bairro. “Parabenizo o bairro pelos seus 44 anos de história e tranquilidade. Moro aqui há oito anos, admiro muito esse bairro, e não pretendo ir embora. Estudei na Escola Deuzuita e sou feliz aqui”, conclui.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sérgio Barros

Acessibilidade