ANO LETIVO COMEÇA NA REDE MUNICIPAL

As 100 escolas da rede pública municipal da área urbana de Marabá deram início às aulas referente ao ano letivo/2017, na manhã de hoje, 13 de fevereiro. De acordo com Orlando Moraes, secretário adjunto da Semed, hoje deveriam marcar presença os mais de 43 mil alunos da rede municipal de ensino. Moraes disse que a Semed enfrenta algumas dificuldades nessa volta às aulas, diante do sucateamento de algumas escolas e no transporte de estudantes. 12 veículos já foram recuperados, outros 23 estão  no pátio da SEVOP para recuperação, afim de normalizar o serviço.

Na Escola de Ensino Fundamental e Médio Anísio Teixeira, as aulas iniciaram dentro da normalidade. A aluna Beatriz Jancê disse que começou bem, com um bom número de estudantes e, até aquele momento, não faltou nenhum professor. O mesmo foi confirmado pela também estudante Melissa Carvalho, que considerou ótimo o início das aulas. Segundo a diretora de Ensino Fundamental da Anísio Teixeira, cerca de 70% dos alunos estiveram presentes naquela escola na manhã desta segunda-feira.

Por sua vez, Dóris Barroso, coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Infantil Professora Marluse Ferreira, afirmou a presença de poucos alunos, cerca de 40 dos mais de 150 esperados no primeiro turno, atribuindo esse pequeno contingente justamente as chuvas. Diante da baixa faixa etária, a coordenadora diz que isso não é problema, até porque a  semana é somente para adaptação das crianças ao ambiente escolar, o que acontece em todos os NEI´S.

A SEMED informa também que ainda esta semana, a maioria dos problemas de transporte de aluno e distribuição de merenda escolar, estarão resolvidos, assim como a lotação de professores em algumas escolas: “A meta é estruturar a rede para que o  ano letivo não seja interrompido, além de melhorar as condições de trabalho de educadores e gestores” . As aulas na zona rural começam no início de março.

ASCOM – PMM

Accessibility