Esporte: Semel investe em retomada do esporte amador no município
O esporte amador em Marabá está vivendo um novo momento. A nova política de incentivo ao esporte no município chega num momento oportuno, onde a prática de muitos esportes estava estagnada devido à pandemia, com as quadras, campos de futebol e arenas públicas paradas. Os desportistas já vem percebendo essa mudança em sua prática diária.
A população pode verificar parte dessas mudanças na revitalização do conjunto de quadras da folha 23. As quatro quadras passaram por melhorias em sua estrutura das grades de ferro de proteção, traves e piso, recebendo nova pintura. O local atende os praticantes de futsal, vôlei e basquete.
“A gente vem trabalhando para organizar o esporte em Marabá, tanto na zona rural como na zona urbana. Estamos fazendo limpeza nos campos nos bairros e zona rural, entregando materiais esportivos. Isso é um incentivo para a prática do esporte amador”, explicou Thiago Miranda, secretário municipal de esportes.
Ainda na folha 23, a Secretaria Municipal de Esportes (Semel), inovou com a estruturação de uma nova quadra para prática de Badminton e Tênis. A ideia é fazer com que esses esportes, bastante praticados no mundo todo, possam também fazer parte do dia a dia da população marabaense.
“Revitalizamos o canteiro da 23 que é uma das grandes vitrines da nossa cidade, onde fizemos uma quadra de tênis e Badminton, esportes que são pouco praticados aqui. Temos que democratizar e estamos fazendo, pois já temos vôlei, futsal e basquete”, justificou o secretário.
E já tem gente praticando o Badminton aqui na cidade. É o caso do professor, Paulo Brito, que é um incentivador do esporte na região. “Estamos colocando em prática em Marabá, ele é de fácil aceitação e bem lúdico. Principalmente para crianças como brincadeira. Conforme os avanços e técnicas podemos ter aqueles com potencial de se tornar profissionais do esporte”, pontuou o professor Paulo brito.
Os serviços de revitalização dos espaços esportivos vêm acontecendo em todos os bairros. Em Morada Nova o ginásio foi completamente revitalizado. No São Félix Pioneiro, o ginásio de esportes também vem recebendo uma nova estrutura e contará com vestiários, banheiros, cobertura e serviço de urbanização no entorno do espaço esportivo.
Nas quadras de esportes das escolas também estão acontecendo serviços de melhorias em sua estrutura. Com cobertura de quadras e revitalização de piso, traves, pinturas e grades de proteção.
As crianças e adolescentes que participam de escolinhas de futebol no município também vem recebendo apoio através dos incentivos da Semel para o segmento. “Para nós é gratificante esse incentivo da Semel ao esporte de Marabá. Hoje estamos com 160 alunos, com esse apoio nós tiramos essas crianças das ruas. Agradecemos e os pais das crianças também agradecem”, relata o desportista, Edilvan Ferreira, o popular Bigú, professor de escolinha de futebol.
Marcos Fabiano, conhecido no meio futebolístico profissional como Marquinhos Marabá, também é professor de escolinha de futebol e acredita no novo momento para o esporte amador no município. “Vem sendo importante esse apoio para quem faz esporte em Marabá, estávamos precisando e agora abre um novo momento, principalmente para quem trabalha com o futebol de base”, explicou.
Nos campos de várzea a Semel também tem se preocupado, não apenas com a limpeza das áreas, mas também em procura formação de novos atletas através de doação de material esportivo para a prática de futebol e outros esportes.
O líder comunitário, Robson Faria, presidente da Associação dos Moradores das Folhas 14 e 25, recebeu para sua associação material esportivo para incentivar a prática de esportes em sua comunidade.
“É muito promissor. Nós tínhamos um campo quase sem utilidade e a Semel prontamente nos ajudou com um jogo de traves e uma rede para os adolescentes brincarem. Lá vamos colocar uma escolinha de futebol, pois o esporte só traz benefício”, relata Robson Faria.
“O esporte é uma ferramenta de criar cidadãos, ele é uma ferramenta de criar e moldar caráter. Nós temos acreditado nisso. É uma das formas mais leves para se criar bons frutos”, conclui Thiago Miranda.
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio