APRESENTAÇÕES CULTURAIS MARCAM A REABERTURA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MARABÁ
A reabertura da Biblioteca Orlando Lima Lobo, na Velha Marabá, na noite de sexta-feira, 28/10, aconteceu em meio a apresentações artísticas dos mais diversos gêneros. Na presença do prefeito Tião Miranda, do vice Toni Cunha, de vereadores, secretariado do governo municipal e demais convidados foi desenvolvida uma vasta programação cultural, na área externa do prédio, reservado para estes fins.
A Banda Marcial do Cine Marrocos abriu a noite com uma bela apresentação musical, mas teve também, contação de histórias sobre as lendas marabeneses, com direito a performance, pelo grupo Historiar-te. As falas das autoridades intercalavam com as apresentações. Grupo de danças, cantores e poetas abrilhantaram a noite que respirava cultura.
O prefeito Tião Miranda falou com carinho do prédio histórico, o segundo a ser construído na cidade, onde funcionou o mercado municipal até 2008, quando então foi transformado, na Biblioteca Municipal. “E hoje voltamos para reabrir a Biblioteca que é uma coisa prazerosa, serve para a população em geral fazer suas pesquisas. É um prédio belíssimo, tombado, é uma biblioteca moderna, estamos revitalizando ela”, disse Tião.
A Biblioteca Municipal passou por reforma estrutural, sanando problemas no interior, no telhado e na climatização do prédio. Além disso, os servidores passaram por uma capacitação com técnicos da Fundação Cultural do Pará para reorganização do acervo que contempla todas as áreas do conhecimento.
O vice Toni Cunha enfatizou a importância da cultura para o município. “A gente precisa resgatar a essência da nossa terra e guardar parte das nossas origens. O prédio é de bastante importância para a nossa cidade, resgata os nossos valores. É representativo porque demonstra a preocupação com educação do nosso povo e o desenvolvimento cultural cada vez maior, e ver que esse equipamento está preservado e a serviço da comunidade marabaense”, ressaltou o vice.
O secretário de cultura José Scherer, observou que a Biblioteca é um espaço de leitura para que as pessoas possam aprimorar a cultura, e o objetivo é melhorar ainda mais o espaço. “Vamos trabalhar agora para colocar o sistema de informatização aqui dentro, para que as pessoas possam também ter acesso a outros tipos de pesquisas, internete, etc.., informou o secretário.
Para o compositor e cantor Javier de Mayrabá, a biblioteca é um lugar que precisava desta valorização. “É importante que o espaço se mantenha ativo e aberto as pessoas, principalmente aos jovens, e com uma programação que privilegie a questão da leitura, da interpretação”, destacou Javier.
A artista Lara Borges, lembrou que a Biblioteca Municipal agrega vários escritores e demais pessoas que frequentam esse lugar, sem falar que é um espaço muito bonito é uma biblioteca livre, e assim que deve ser as bibliotecas do Brasil, livres”, disse ela.
O evento também contou com a participação de escritores da Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará-AESSP sediada em Marabá, que também foram fundamentais junto ao governo para a recuperação deste espaço. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h e já está aberta ao público.