Mab 110: Em Morada Nova, Escola Arco-Íris é entregue revitalizada e ampliada
Em festa, a comunidade de Morada Nova recebeu da Prefeitura de Marabá, nesta terça-feira, 04, a revitalização e ampliação da Escola Municipal Arco-Íris, além de uma quadra esportiva coberta para a prática de atividade física dos 215 alunos do 1º ao 5º ano.
A cerimônia, que faz parte da programação de aniversário de Marabá, aconteceu no início da noite, em meio a apresentações culturais de alunos da escola e da Estação Conhecimento.
Thaemilly Marques, 9 anos, estuda na escola há 4 anos e está maravilhada com as melhorias no prédio.
“Estou amando essa reforma. Sempre queríamos ter aula de informática, está sendo um sonho realizado, porque antes não tínhamos aula de informática, agora vamos ter e evoluir. Ter mais estudos do jeito que toda criança quer”, comentou.
Maria Heloisa Araújo, também de 9 anos, era só felicidade com o novo espaço.
“Está maravilhosa, muito linda, perfeita, a escola dos sonhos. Mudou as salas, tem sala de computação e antes era ventilador, agora tem central de ar”, observa a pequena.
Raiane Santos, mãe da Atila Vitória, também demonstrou alegria com a estrutura recebida.
“Eu vim com ela porque o sonho dela era tá inaugurando a escola, a quadra pra fazer a educação física. Ficou bom demais. Antes era ventilador, agora eu tive que comprar um casaco para ela”, afirma.
Luzirene Sousa, moradora antiga do bairro, está maravilhada com a nova escola.
“Tá muito linda, só essa quadra já é uma maravilha para todas as crianças, porque não tinha cobertura e quando chovia não dava pra ficar aqui. Ficou tudo ótimo agora”, disse a dona de casa.
Valmir Costa, tem o filho Samuel estudando o 2º ano na escola e é só elogios para as transformações do local.
“Reforma excelente, de qualidade, tá muito bom. Quem tem filho merece tá botando os alunos nessa escola. Estou satisfeito com o que está acontecendo em Morada Nova”, afirma o motorista.
Para a diretora Maria Lúcia Sandre, o momento foi marcado pela gratidão.
“Gratidão pelo espaço melhorado, pois fazer educação de qualidade não é fácil, é um processo bem difícil, complexo na verdade, mas quando se tem suporte, espaço favorável, para essa educação acontecer, isso torna bem mais fácil esse processo de educação”, analisa.
O prefeito Tião Miranda lembra que o prédio havia sido construído na primeira gestão dele e está feliz em propiciar melhorias ao espaço para a comunidade.
“Construí no primeiro mandato, antes ela era uma escolinha de madeira e agora revitalizamos, está climatizada, tem quadra coberta. É uma satisfação muito grande, investir em escola. Vemos a alegria das crianças. A educação é a base para transformar as pessoas a uma vida melhor”, pontua o gestor, que também anunciou novos investimentos como a construção da Escola Fé em Deus, em processo de licitação.
O vice-prefeito Luciano Dias observa que a revitalização da EMEF Arco-íris reforça a presença da Prefeitura em Morada Nova.
“Essa é a última escola que faltava ser revitalizada em Morada Nova e é com grande alegria que entregamos essa escola à população. Já temos aqui dois Núcleos de Educação Infantil novinhos. Todas as escolas foram reformadas, inclusive a maior do município, que é a Pedro Peres. É um prazer proporcionar para os alunos e profissionais da escola Arco-Íris, um ambiente cada vez mais digno”, enfatiza Luciano.
O secretário adjunto de educação Valmir Moura ressalta que nos 110 anos de Marabá a população vive um ótimo momento na Educação com investimentos da Prefeitura.
“A nossa cidade tá uma beleza, a obra está maravilhosa. Essa é a segunda escola hoje que a gente entrega, teve a Martinho Motta, na Folha 27, as duas entregues com mobília nova. Tudo isso é muito importante para a criançada estudar. Ajuda na educação e no aprendizado dos alunos”, complementa o secretário.
Fábio Moreira, secretário de obras, acrescenta sobre o cuidado da Prefeitura em acompanhar a execução das obras para dar maior qualidade à comunidade escolar.
“É um serviço conjunto entre a Secretaria de Obras, Semed e outras secretarias que sempre nos dá apoio. As empresas fazem o serviço macro e a gente tem tanto a manutenção, como os serviços menores de apoio e de fiscalização da empresa, para cobrar dela o máximo de qualidade na entrega dos serviços e poder medir também para pagar o valor devido, cuidando assim do dinheiro público”, explicita o secretário.
A escola Arco-Íris ganhou climatização em todos os espaços e um laboratório de informática, além de duas pinturas do artista visual Bino Sousa para acrescentar um toque especial ao ambiente escolar.
A escola, que conta com 4 salas de aula, diretoria, secretaria, sala de professores e sala de leitura, recebeu 400 livros de autores paraenses, do Governo do Estado, como parte do projeto Leitura Por todo Pará, da Fundação Cultural do Pará (FCP).
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sara Lopes / Paulo Sérgio / Sérgio Barros