FCCM: “Arraiá do Chico” reúne juninas e projetos da Casa da Cultura no Museu Municipal
O entardecer no Museu Municipal Francisco Coelho, na sexta (16), contou com uma programação especial. A 3ª edição do “Arraiá do Chico” teve diversas apresentações de projetos da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e de juninas adultas e mirins da cidade.
As meninas do projeto Ensinando e Aprendendo, do Clube das Mães, foi o primeiro a se apresentar.
“Satisfatório acompanhar e ver a evolução delas, são ações que melhoram a autoestima, o conhecimento. Estamos todos animados. Hoje é só se divertir e aproveitar a festa”, comenta Magda Gomes Lemos, instrutora do Clube das Mães.
A Maria Edalice, 80 anos, foi uma das meninas da terceira idade que participou da programação e comentou a mudança que o clube tem feito na vida dela. “Muito legal. Passava o dia só, em casa, agora estou no Arraiá que está bem bom. Feliz de estar aqui hoje. Gosto de festejo junino, dançava muito quando era menina”, relembra.
A segunda apresentação foi do coral “En Cantos”, composto por membros da FCCM de várias idades.
“Projeto para interagir esse povo de todas as faixas etárias. Cada vez vamos melhorando os projetos e a culminância do semestre, com grande envergadura, proposta muito bacana e enriquecedora. Entendemos a importância de não excluir ninguém do processo da cultura, lazer e da diversão”, comenta a coordenadora da FCCM, Vanda Américo.
Uma das crianças a se apresentar foi Keury Daniele, 13 anos, ela tem aulas de teclado na Fundação, mas já cantou em algumas apresentações. “Foi muito legal me apresentar aqui, nas outras fiz backing vocal no final, mas nesse cantei mesmo. É sempre uma experiência muito divertida e produtiva para nós alunos”, revela.
No encerramento, houve ainda as apresentações das Juninas da Gigantes do Norte e da junina mirim Fogo no Rabo.
A estudante de história da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Adriana Chagas, 20 anos, ficou feliz em poder apreciar a festa. “Faz parte da importância que o museu tem de trazer o arraial e fomentar a cultura do nosso estado, incentivando e motivando os projetos culturais da cidade. Recebi o convite de amigas minhas para vir e vim apoiar e apreciar. Sempre gostei de festejo, desde criança. Está tudo muito bom , comida maravilhosa, boas apresentações”, opina a estudante.
A Banda Pé de Moleque da FCCM apresentou-se no intervalo das demais atrações.
“Estamos na 3ª versão do ‘Arraiá do Chico’ e hoje especialmente é nosso Entardecer no Museu, uma tarde maravilhosa. Uma forma de resgatarmos e valorizar essa cultura tão importante que são as festas juninas e nós não poderíamos ficar fora disso. É sendo o museu o guardião da nossa cultura tem que propiciar esse momento também. Para nós, é uma honra fazer parte dessa história e proporcionar memórias às pessoas”, complementa Wania Gomes, diretora do Museu Municipal Francisco Coelho.
Confira outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes