Secult: Arraial no São Félix Pioneiro lotou ginásio Claudinete de Sá
Atraindo centenas de pessoas, o ‘Arraiá do Véi Gozoba’ foi realizado no ginásio Claudiente de Sá, no São Félix Pioneiro, neste fim de semana (10 a 12 de junho). A festa, que movimentou o bairro nesta temporada junina, já é tradição e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá, por meio da Secretaria de Cultura. Em frente ao ginásio, a praça de alimentação garantiu uma variedade de comidas, mas foram as apresentações que chamaram a atenção. Vários grupos juninos encantaram o público, que já estava com saudades das batidas dos bois-bumbás e do arrasta pé das quadrilhas.
“Tem dois anos que não acontece o arraiá e a população estava muito ansiosa. E nos sentimos gratificados, esse já é um dos maiores festejos juninos da cidade, a Prefeitura de Marabá vem dando total apoio para a realização desta festa, que já virou tradição”, disse Airton Rodrigues (Véi Gozoba), organizador do evento.
No sábado (11), dentre os grupos presentes estavam o Fogo no Rabo Mirim e Adulto e ainda a quadrilha Balão de Chita, que nasceu no núcleo São Félix, originada na Estação Conhecimento. As juninas aproveitaram o evento como esquenta da disputa no festejo oficial da Prefeitura, que será realizado entre os dias 24 de junho e 02 de julho, no Bairro Santa Rosa. A Balão de Chita conseguiu acesso para o grupo de elite em 2019 e esse ano traz o tema “Reviver”, dançando com 65 integrantes.
“É muito emocionante porque a gente passou dois anos sem a festa de São João e aí retornar para quadra junina é muito importante. São João representa a vida e quando a gente traz esse tema, a gente quer reviver todos esses momentos que o São João nos proporciona, a festa em família, a fogueira, o milho assado. É voltar a ter a vida para muitas pessoas”, comenta Deyvid Borges, coordenador da Balão de Chita.
E falando em reviver, a Luiza Raiol, esteve na festa na companhia da família para matar a saudade do festejo. “Muito bom está retomando essa atividade que havia parado por conta da pandemia, é algo bom para a comunidade. Sempre participo e venho com minha família”, pontuou.
Para Jaderlina Rodrigues Silva marcar presença na festa também é uma forma de incentivar à cultura. “Está ótima, depois de tanto tempo está voltando à tona. É muito bom incentivar os jovens das quadrilhas. Está tudo maravilhoso, graças a Deus está tudo bem”, ressaltou.
Na primeira visita de Andreia Silva ao festejo do bairro, a impressão foi a melhor. “Muito legal, estou morando a pouco tempo no São Félix, nunca tinha vindo antes, mas está muito animado estou com toda a minha família prestigiando”, revelou.
Quem também gostou do retorno das festividades foi a Ozeane Melo. “Maravilhoso, a gente passou dois anos sem nenhum movimento e esse ano o arraiá trouxe alegria total para o bairro São Félix. As quadrilhas em geral estão muito boas”, enfatiza.
De acordo com a organização do evento, o arraial tem a duração de seis dias, em duas etapas. A primeira etapa aconteceu entre os dias 10,11 e 12 e a segunda etapa será nos dias 24, 25 e 26 de junho.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento
Confira outras fotos: