Cultura: Arraial Sorriso do Sertão começa com alegria e apresentações em Morada Nova
Com mais de 36 anos de história, o Arraial Sorriso do Sertão começou no último sábado, 3, e acontecerá até 1º de julho, no estacionamento do estádio Emival Mendes, em Morada Nova. A abertura oficial do festejo contou com apresentação de quadrilhas juninas como a Fogo no Rabo e Arretados da Paixão, cantores locais e apresentação de DJ. Todos os finais de semana haverá apresentações de quadrilhas e muita música para divertir o público.
Segundo um dos organizadores do evento, João Pereira da Silva, mais conhecido como Garçom, o festejo era realizado às margens da rodovia, na avenida principal, mas com o crescimento da festa e do público, teve que se mudar para o estádio. Ele afirma que apesar do trabalho que dá, é gratificante.
“Trazemos cultura para o nosso bairro. A gente fica muito feliz e a população agradece muito. Aos finais de semana, passa mais de 3 mil pessoas por aqui. Não poderíamos deixar de agradecer também nossos parceiros, a Prefeitura Municipal, a Secult e o vereador Aerton Grande, que é um cara que realmente corre atrás, junto com a organização para trazer tudo isso para a população”, pontua.
A vendedora de comidas Maria Bernadete Lima participa desde o início do festejo e já foi uma das organizadoras também. Depois, deixou que outras pessoas estivesse à frente da organização. Hoje, ela só vende comidas e bebidas e fala que é uma forma de ter uma renda extra.
“É como entra um dinheirinho extra para a gente, um dinheiro a mais. Como a gente é acostumado a trabalhar, sempre é bem-vindo. Aqui eu vendo salgados, panelada, caldos, porção de carne com macaxeira. Eu faço é gostar do arraial. É uma diversão para mim. Eu não saio, então, é minha diversão”, explica Maria.
Geiciele Alves é novata no festejo e vende carne na chapa com acompanhamentos, batata frita, panelada, caldo de frango e sanduíches. “Esse é o meu primeiro ano e estou achando maravilhoso. O arraial Sorriso do Sertão, além de ser uma festa cultural, traz muita renda para Morada Nova. A gente trabalha e consegue se manter. É muito legal. Que possamos ter um arraial abençoado”, comemora.
O servidor público Sérgio Dias elogia a festa e comenta que ela é tradição no núcleo Morada Nova. “O povo de Morada Nova abraçou a causa junto com toda a comunidade que frequenta aqui e os barraqueiros todo ano fazem um excelente trabalho, como hoje, e a comunidade vem. É um festejo que todo ano a gente prestigia e é muito bom para a comunidade”, reitera.
A costureira Veronica Barros estava curtindo bastante a apresentação das quadrilhas e elogiou a organização. “Eles bateram o recorde esse ano. Está mais organizada, o palco está melhor. Estou achando bem melhor. Amo essas festas de arraial”.
O marcador da junina Arretados da Paixão, Leonardo Vasconcelos, fala da expectativa para a apresentação da noite. “É uma satisfação enorme estar aqui hoje. Vai ser uma apresentação máxima aqui para o público de Morada Nova. É um prazer imenso mostrar o nosso trabalho que é feito com muita dedicação e compromisso”, encerra.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio