Assistência: Instituto da Juventude leva cidadania à população do bairro Liberdade
Centenas de pessoas procuraram na manhã desta quinta-feira, 30, os serviços de saúde e cidadania que foram oferecidos pelo Instituto da Juventude da Região de Carajás (IJURC), em parceria com a Assembleia Legislativa do Pará, através do Deputado Aveilton Souza e Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac).
O atendimento na área de saúde incluiu consultas com clínico geral e pediatra, odontologia com aplicação de flúor, escovação, extração e orientação com nutricionista, psicólogos, fisioterapeutas e a equipe de enfermagem ofereceu aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
Entre os serviços de documentação ofertados estavam emissão de RG, encaminhamento para segunda via de certidão de nascimento e óbito e assessoria jurídica para casos como divórcio, reconhecimento de paternidade, retificação e restauração de registro civil.
A fundadora do Instituto, a assistente social Priscila Veloso, lembra que é antigo o sonho de instalar um espaço para as pessoas serem atendidas com cursos diversos, serviços de saúde e cidadania. E que agora o sonho se transforma em realidade.
“É um momento muito especial, isso é a realização de um sonho que existe há 15 anos, tirar do papel e realizar um serviço como esse de atendimento à população, é só gratidão. Agradeço aos parceiros, agradeço ao prefeito Tião Miranda, ao vice-prefeito Luciano, ao deputado Aveilton, à secretaria de Assistência Nadjalúcia, a todos por essa parceria e por hoje abrirmos esse importante instrumento social aqui, em um bairro periférico e que precisa chegar até a população que mais necessita, então é só gratidão”, agradece Priscila Veloso.
Em meio aos serviços e à presença da população realizou-se o descerramento da placa que marca a inauguração do Instituto, com a participação de autoridades e convidados. Para Márcio Brito, atual presidente do IJURC, este é um momento para celebrar a realização de um sonho coletivo.
“Hoje nós estamos oferecendo vários serviços para a população de Marabá. Vai ser só o primeiro de muitos que virão. Esse instituto veio para ficar e hoje nós estamos na nossa sede, onde a população será melhor atendida aqui. Vamos ter a nossa equipe de atendimento e esse bairro que é periférico precisava de uma ação dessa”, ressalta.
O apoio da Assembleia Legislativa foi fundamental para a realização dos serviços para a população com as equipes da Polícia Civil e Defensoria Pública para orientar o atendimento para a emissão de documentos.
“Hoje é o nosso terceiro dia, eu acredito que vamos ter mais de 3 mil pessoas atendidas em três dias, com serviço de RG, atendimentos médicos e odontológicos. Nós estamos aqui na zona urbana deixando a nossa parcela de contribuição”, pontuou Aveilton Souza, Deputado Estadual.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, acompanhou a cerimônia de inauguração e disse que é fundamental espaços que possam contribuir com o fortalecimento da cidadania.
“Temos que estar juntos para que possamos proporcionar melhor qualidade de vida à população. E hoje há aqui emissão de documentos. Enfim, uma série de serviços ofertados e a população comparece. Você vê a multidão que está aqui hoje e entende a carência. Estes são serviços que as pessoas necessitam”, esclarece.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio