Assistência social: CMDCA seleciona projetos para atender crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

(19 de janeiro de 2021)

A coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), tornou público nesta segunda (18), o edital 001/21 para seleção de projetos sociais de organizações da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, a serem implementados no ano em curso, com vigência de 12 meses.

Os projetos apresentados deverão ter como público-alvo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social, dentro de atendimentos nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura. Os projetos selecionados serão custeados através de convênio com a mineradora Vale, no valor total de R $1.250.000,00 (um milhão e duzentos e cinquenta mil reais).

Diorgio dos Santos da Silva, presidente do conselho municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, esclarece que as entidades pretendentes a concorrer com os projetos no processo de seleção, precisam estar cadastradas no conselho, há pelo menos 6 meses, e apresentar a documentação exigida no edital até o dia 5 de fevereiro. “É de extrema importância essa iniciativa que vai contemplar as crianças e adolescentes. Na última oportunidade os projetos beneficiaram cerca de 5 mil crianças e agora a pretensão é que as ações dos projetos possam chegar a 10 mil crianças atendidas”, explicou.

Diorgio dos Santos, pres.do CMDCA

A advogada Kelly Nocetti Sevilha, integrante da comissão de seleção, avalia que o momento é de grande relevância social, uma vez que, prioritariamente, os projetos deverão atender as crianças e adolescentes que moram em área de risco social. “As entidades que trabalham com esse segmento social e que tenham projetos que já vêm atendendo esse público é extremamente importante a participação porque essas entidades estão mais próximas de nossos jovens, inserindo-os em projetos sociais e tirando essa garotada das ruas”, pontuou.

Advogada Kelly Nocetti

Serão selecionados 10 projetos no porte financeiro de R$125.000,00 (cento e vinte cinco mil reais). Relembrando que a OSC interessada deverá apresentar documentação exigida no edital 001/21 até o dia 5 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, o CMDCA divulgará a relação dos projetos aprovados pela comissão de seleção. “É mais um grande passo que vamos dar no apoio em suprir às necessidades de crianças e adolescentes, que estejam em situação de risco em nosso município”, destacou Nadjalúcia Oliveira, secretária municipal de assistência social, proteção e assuntos comunitários.

Nadjalucia Oliveira, titular da Seaspac

Confira o edital aqui EDITAL Nº 01 de 2021- CMDCA