Assistência Social: Comitê Bolsa Família intensifica ação de cadastros na zona rural
O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Ministério da Cidadania/Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, neste semestre, contabiliza em Marabá 39.639 famílias cadastradas, das quais 15.087 são beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), que em setembro/2019 receberam o equivalente a R$ 2.447.792,00, média de R$ 162,25 por família.
Conforme a gestora do Programa, Benezilda Lima, diante das dimensões do município de Marabá, o PBF dá muito trabalho ao Comitê Gestor do Bolsa Família e aos quatro CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – e CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), localizados em pontos estratégicos da cidade.
No Comitê Gestor, o atendimento médio supera a 180 pessoas/dia, de segunda a quinta-feira, a maioria para resolver problemas relativos à atualização cadastral obrigatória a cada dois anos e pedir informações.
Além do serviço prestado na sede do município, no decorrer deste semestre, houve bastante atendimento na zona rural. No período de 12 a 14 de setembro, equipe do Bolsa Família esteve na Região do Contestado – PA Alto Bonito (sentido Parauapebas), onde trabalhou com cerca de 10 Projetos de Assentos, para inserção de novas famílias no CadÚnico, uma das exigências do Governo Federal para a concessão de títulos, e programas de financiamentos como Pronera e Pronaf.
Recentemente, dias 02 e 03 de novembro, na Vila União (Estrada do Rio Preto), o Bolsa Família participou de Ação Social da Mineração Buritirama, a pedido daquela mineradora, quando foram encaminhadas equipes do CREAS e CRAS, visando os seguintes serviços: Cadastro PAIF (Programa de Assistência Integral à Família), atendimento social, psicólogo, Carteira do Idoso, Carteira ID Jovem (Carteira de Identidade do Jovem). E Bolsa Família (novos cadastros, atualização cadastral, transferência e informações sobre as condicionalidades na Saúde e na Educação).
Ações Futuras – A exemplo do que aconteceu na Região do Contestado, no dia 09 de novembro, foi realizada mais uma ação na Estrada do Rio Preto. Desta feita nos PA’s Maravilha, Bandeirante, Estrela do Norte, Cupu e Cabanagem; na Vicinal Santa Rita, Centro dos Maranhenses e na Escola Maravilha; levando do atendimento semelhante ao ocorrido na Vila União.
Em seguida, no período de 14 a 16 de novembro, outra equipe do Bolsa Família retorna à Região do Contestado, mais precisamente no PA Renascença. Essa ação visa cadastrar famílias para fins de financiamento em que envolvem o Incra; e serviços de praxe do Bolsa Família.
Texto: João Batista
Fotos: Paulo Sérgio