Assistência Social: Idosos do CIPIAR têm dia de lazer e banho de rio
Na última terça-feira (23), o Centro Integrado da Pessoa Idosa “Antônio Rodrigues” (CIPIAR), também conhecido como Casa do Idoso, promoveu dia de lazer diferente com seus abrigados, fazendo-os relaxar e regressar à adolescência, com um passeio no balneário na Estrada do Geladinho, localizada na margem direita do Rio Tocantins, às proximidades do bairro São Félix.
Segundo Onete Feliz da Silva, coordenadora daquele abrigo, o melhor dessas atividades é ver a felicidade no rosto de cada um, as resenhas da adolescência, fazendo com que alguns recordassem que não entravam em um rio há quase 20 anos.
O passeio contou com 17, dos 19 idosos residentes no abrigo, mais equipe de apoio multidisciplinar, para que tudo ocorresse conforme planejado. Também, para evitar queimaduras solares, foi levada uma estrutura de hidratação, além da alimentação para que cada um pudesse se divertir à vontade. Muito felizes, concluíram a programação já perguntando quando será a próxima.
Ainda de acordo com o educador físico Guilherme Souza, com exceção desta quinta-feira, dia 25, nas demais sempre é oferecida uma opção de lazer aos idosos do Cipiar, como visita a pontos turísticos, praças, Fundação Zoobotânica, hidroginástica. Para a próxima quinta, está prevista uma sessão de cinema.
Na agenda, também está um passeio de trem, a pedido dos próprios idosos, entre Marabá e São Pedro da Água Branca, a 80 quilômetros de Marabá, mas que aguarda sinalização da Vale quanto a possível data. A logística desse programa será ida de trem e retorno de ônibus.
De acordo com Sebastião Figueiredo Meirelles, de 66 anos, um dos mais recentes abrigados do Lar do Idoso, o passeio foi maravilhoso, porque há muito tempo ele não tomava um banho de rio, devido a uma deficiência física, mas com ajuda dos cuidadores sentiu-se encorajado a tomar banho como os demais, até porque a água estava limpa, bem convidativa.
Enquanto José Alves da Silva, também com 66 anos, cadeirante, mas com fé de receber uma prótese e voltar a andar, diz que a oportunidade foi ímpar. “A equipe da Casa do Idoso está de parabéns, porque o passeio foi muito gratificante”. Ele acredita que nessa idade é muito importante essas atividades de relaxamento, para aproveitar melhor o que resta da vida.
José Alves agradeceu a Prefeitura de Marabá pela atenção dispensada aos idosos.
Texto: João Batista
Fotos: Divulgação