Assistência Social: III Conferência Municipal dos Direitos do Idoso discute os desafios do envelhecimento
O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Marabá, recebeu um grande público para a abertura da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, nesta quinta-feira (21), realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A conferência vem sendo marcada pelas discussões sobre os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas.
Vereadores, Secretários municipais, lideranças comunitárias, grupos de apoio às pessoas idosas e religiosos participaram da cerimônia de abertura, que contou também com a participação da doutora Lilian Viana Freire, promotora de justiça da defesa dos direitos da pessoa idosa, pessoas com deficiências, órfãos, interditos e incapazes. Segundo ela,o município avançou na política de atendimento à pessoa idosa, mas ainda há muito o que se fazer.
“Marabá, pelos dados apresentados, está aumentando o número de pessoas idosas e hoje o idoso está vivendo mais, tem mais longevidade, e a cidade precisa de uma estrutura melhor para atender a pessoa idosa. Há dez anos, segundo o IGV, Marabá era umas das piores cidades para o idoso viver, mas o município já deu passos firmes na melhoria da atenção a pessoa idosa”, disse a promotora.
A assistente social, Onete Feliz Fonseca, coordenadora do Centro Integrado da Pessoa Idosa, diz que a luta por direitos e garantias à pessoa idosa tem que ser uma luta diária. Segundo ela, muitos direitos ainda são desrespeitados em locais públicos e até em casa, e essa realidade tem que ser transformada.
“Nós recebemos várias denúncias que o idoso não está recebendo o tratamento necessário dentro dos órgãos públicos, dentro dos hospitais, dentro das residências, em que país vivemos onde não respeitamos a pessoa idosa? Temos que envelhecer com dignidade. E estamos lutando também pela implantação da delegacia do idosos, nós não temos e vamos lutar para isso também”, desabafou a coordenadora do Centro Integrado da Pessoa Idosa.
E entre tantas idosas e idosos que estão participando da Conferência, dona Izaura Ribeiro, de 83 anos, foi a escolhida pela coordenação do evento para falar em nome melhor idade. Segundo ela, quando não se cumpre seus direitos é uma tristeza a mais. “Os direitos do idoso devem ser acolhidos por tudo e por todos”, disse dona Izaura.
Nesta sexta-feira (22), a programação segue na Câmara Municipal a partir das 8 horas.
A Terceira Conferência da Pessoa Idosa acontece na Câmara de Vereadores nos dias 21 e 22 de Março.
Programação do dia 22 (sexta-feira) – Segundo dia
08:00 – Acolhida
08:15 – Trabalho em Grupo
10:15 – Socialização dos Grupos
12:00 – Almoço
13:30 – Eleição de Delegados para a Conferência Estadual
14:30 – Plenária Final
15:30 – Referendo dos Delegados Eleitos
16:00 – Encerramento