Assistência Social: Lacre das urnas para eleição dos conselheiros tutelares será no dia 30 de setembro
Faltam menos de duas semanas para a eleição dos novos conselheiros tutelares do município de Marabá. Serão mais de 50 urnas divididas em 28 locais diferentes, sendo 10 na zona rural e 18 na zona urbana. O lacre das urnas ocorrerá na segunda-feira, dia 30, no auditório da Secretaria de assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) com a presença dos candidatos, do Ministério Público e da imprensa. “Nesta reunião iremos abrir as urnas e promover o lacre. Também iremos tirar algumas dúvidas que os candidatos ainda possam ter em relação ao processo”, conta Karam El Hajjar, presidente do CMDCA e da Comissão Especial da Eleição e secretário de planejamento de Marabá.
A eleição para conselho tutelar será dia 6 de outubro, de 8 às 17 horas. Serão 59 candidatos, todos aptos ao processo eleitoral, disputando 20 vagas, 10 para titular e 10 suplentes, sendo cinco vagas para o Conselho Tutelar da Cidade Nova e as demais para o órgão da Nova Marabá. Ao longo desta semana, 23 a 27 de setembro, a Comissão Especial da Eleição trabalha nos últimos ajustes e na montagem das pastas, que cada mesário irá receber. “Estamos verificando o que foi feito, analisando o checklist, montando as pastas, preparando a sinalização das sessões e organizando a logística para o transporte dessas urnas antes e depois da votação. Importante que tudo corra dentro do programado”, destaca Karam El Hajjar.
Na terça-feira, dia 1º, está programada uma reunião com os coordenadores de cada local de votação e a equipe envolvida na contagem dos votos. Já na quarta (2), a reunião será com todos os servidores que atuarão como mesários. Ambas reuniões vão acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Como a maioria dos mesários é do pessoal da educação, achamos melhor realizar a reunião na Semed”, complementa Karam.
A expectativa é que 15 mil eleitores compareçam às urnas este ano, contra os quase dez mil da última eleição, realizada em 2015. Para votar, basta verificar em que zona a sua seção está inserida. “Marabá tem aproximadamente 110 locais de votação pelo Tribunal Regional Eleitoral. O TRE nos forneceu essa relação e diante disso dividimos toda Marabá em 28 locais, chamados de Polo de votação . Por exemplo, na Cidade Velha, o local é a Escola Judith Gomes Leitão. Todo pessoal que vota nas escolas e sessões localizados na Velha Marabá, votarão lá”, explica.
Para votar é preciso apenas título de eleitor e documento de identificação. Caso não esteja de posse do título de eleitor é possível realizar a votação apenas com documento de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação. Lembrando que você só poderá votar no local determinado, no horário das 8 às 17 horas.
Verifique os Locais de votação
Texto e foto principal: Osvaldo Henriques