Assistência Social: Prefeitura entrega prédio da Seaspac totalmente reformado

(17 de junho de 2020)

Também foi entregue uma ambulância para a Vila Três Poderes e uma van para a Apae

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), passou a oferecer um ambiente mais confortável para servidores e para a população. Na sexta-feira (25), a Prefeitura entregou oficialmente a reforma do prédio, que agora conta com fachada e recepção nova. Na cerimônia, realizada em frente à Seaspac, também foi entregue uma ambulância para a Vila Três Poderes e um micro-ônibus para o transporte de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Para a secretária Nadjalucia Oliveira, a reforma da Seaspac trouxe uma felicidade pessoal, já que trabalha há muitos anos na secretaria. Ela conta que o prédio estava sucateado e a reforma fazia parte do pacote de obras destinadas aos espaços da pasta, a exemplo, da casa de passagem, abrigo para crianças e adolescentes e de idosos, conselhos, e Cras (Centro de Referência de Assistência Social).  “Estava sem condições de uso, nada funcionava, a energia tinha problema, os banheiros. Nós tínhamos priorizado ao prefeito, reformar todos os nossos espaços, em especial os de atendimento nas periferias, onde estão localizados nossos Cras, o pedido foi atendido. Foram reformados e equipados. Deixamos a sede por último e ficou maravilhosa. Queremos atender a população com serviço de qualidade”, destacou a secretária.

Além das salas de departamentos, a Seaspac teve o auditório reativado, a entrada e a fachada mudadas, trabalho de jardinagem, melhorando a recepção das pessoas que procuram a secretaria.

Outra comemoração importante foi a entrega da ambulância para a comunidade da Vila Três Poderes, distante 125 quilômetros da Zona Urbana de Marabá. O veículo era um anseio da população e servirá para atender a população do entorno. A ambulância é oriunda de emenda parlamentar do vereador Beto Miranda.

Jocenir de Jesus, representante da comunidade descreveu o sofrimento dos moradores da vila, quando necessitavam de atendimento de emergência. “Era um sonho da população da Vila Três Poderes. Era um desafio para os motoristas o transporte de pacientes para Marabá. Então com a vinda dessa ambulância vai melhorar muito a saúde, o transporte dos pacientes com mais cuidado”, ressaltou.

Quem também esta feliz é a comunidade da Apae de Marabá com o recebimento do novo transporte. O micro-ônibus tem um elevador para pessoas com mobilidade reduzida. O veículo é oriundo de uma emenda parlamentar da ex-deputada Simone Morgado com a contrapartida da prefeitura e do Ministério Público do Trabalho. De acordo com a diretora da instituição, Socorro Cavalcante, por dia são transportados em média 30 alunos com dificuldade de locomoção. “Vai ajudar muito, estávamos aguardando a tempo. Temos hoje mais de 500 usuários e um veículo desses para atender exclusivamente os cadeirantes era necessário. Estamos muito felizes” externou.

Maurir de Oliveira, pai do Gabriel de 18 anos, usuário da Apae desde bebê, fez questão de acompanhar o momento. Ele conhece as dificuldades da instituiçãom que depende de doações, e estava feliz com a nova aquisição. “É muito bom, eles tem um trabalho maravilhoso, buscando crianças em toda a parte da cidade. Então com esse veículo aquelas crianças que eram trazidas nos braços, agora terão uma melhor qualidade no transporte”, enfatizou.

O prefeito Tião Miranda enfatizou que a prefeitura tem investido no social por reconhecer a importância do setor. Segundo ele, só no abrigo de crianças e adolescentes e nos conselhos, por exemplo, o investimento é de cerca de 1 milhão e meio de reais.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sérgio Barros