Assistência Social: Programa Criança Feliz atende mais de 400 famílias em Marabá
Criado pelo governo federal com o intuito de incentivar as famílias a melhor cuidar de suas crianças, o Programa Criança Feliz, gerido em Marabá pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), atende, neste primeiro ano de existência, mais de 400 famílias, que recebem acompanhamento, por meio de visitas domiciliares, visando o desenvolvimento integral, incluindo dicas de nutrição.
Segundo Luiz Silva de Souza, coordenador do Criança Feliz, o programa prioriza desde o apoio à gestante e à família, na preparação para o nascimento do bebê, até crianças de 36 meses, que estejam no CadÚnico; e crianças de até 72 meses, favorecidas pelo BPC – Benefício de Prestação Continuada.
O Programa teve sua implantação no município em 05 de março/2018, já alcançou a meta inicial, ou seja, 400 famílias, que só no ano passado receberam mais de mil visitas domiciliares. A Seaspac pretende, até julho de 2019, cadastrar mais 200 famílias.
A intenção é que o programa se estenda por todo o território marabaense. No entanto, essa expansão vem ocorrendo gradativamente. Este ano, já foram inclusos o Bairro Nossa Senhora Aparecida, Folha 33, Brejo do Meio e Vila Sororó.
O programa Criança Feliz, de acordo com Luiz Souza, já é destaque em todo território nacional e mundial no diz respeito à primeira infância, considerando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, suporte e apoio à família para o fortalecimento da capacidade protetiva, atenção às vulnerabilidades do ciclo de vida (0-6 anos) e atenção prioritária às pessoas com deficiência.