Assistência Social: Programação do Idoso encerra com caminhada contra o abandono

Cerca de 150 idosos participaram da programação realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com apoio da Seaspac.

Para fechar o ciclo de atividades em torno do Dia do Idoso, transcorrido em 1º de outubro, na manhã desta quinta-feira, 17, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com apoio da Seaspac – Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários -, promoveu uma caminhada na Marabá Pioneira, com objetivo de chamar a atenção sobre o abandono de idosos no município.

Durante a concentração do passeio, na Loja Maçônica daquele núcleo, foi servido café da manhã, depois disso, os idosos percorreram parte da Avenida Antônio Maia até próximo o bambuzal, retornando à Maçonaria. Lá, cerca de 150 idosos participaram de aula de zumba e fizeram mais um lanche antes de ir para seus lares.

Segundo a Seaspac, o abandono de idosos é comum em Marabá, tanto é que, dos 23 que se encontram abrigados na Casa do Idoso, também conhecida como Centro Integrado da Pessoa Idosa “Antônio Rodrigues”, cerca de 50% são abandonados por suas famílias, que sequer os visitam em fins de semana e feriados.

Em razão do Dia do Idoso, este mês, aconteceu uma vasta programação destinada à terceira idade, começando por uma noite cultural, no último dia 09, na Praça do Idoso. Na manhã do dia 10, no semáforo em frente à Câmara Municipal de Marabá, aconteceu uma panfletagem, que foi replicada no dia seguinte no semáforo da Avenida Antônio Maia, na Marabá Pioneira.

O panfleto distribuído à população chama a atenção para o fato de que abandonar idosos em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência ou congêneres, ou ainda não prover suas necessidades básicas quando obrigado por lei ou mandato é crime. E destaca ainda a seguinte frase “ame, respeite e admire os idosos, um dia você poderá ser um”.

Para denunciar maus-tratos a idoso use o “Disque Denúncia 100” ou para o Conselho do Idoso 3324-1812. E, sendo sábado, domingo e feriado utilize o plantão social da Seaspac: (94) 992768670.

 

Texto: João Batista
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade