Assistência Social: Projeto Marabá Solidária terá ponto de coleta de alimentos durante show de aniversário
Hoje é um dia de celebração para a população marabaense. Mas que tal, junto com a comemoração, aproveitarmos para ajudar a quem precisa? O Projeto Marabá Solidária, desenvolvido pela Diocese de Marabá com apoio da Prefeitura de Marabá, Fundação Cultura do Pará e Governo do Estado, está com diversos pontos de coletas de alimentos que serão doados para os mais necessitados e para as vítimas das cheias dos rios.
A ação faz parte do Projeto Social Santa Dulce, que teve início durante a pandemia e funcionará de 1º a 9 de abril. Quem explica para gente como funciona é Leidiane de Sousa, coordenadora do projeto.
“As paróquias da cidade sempre estão realizando e levando alimentação, café da manhã e almoço para as pessoas em situação de rua e quando acontece a temporalidade das cheias dos rios. O Projeto Marabá Solidária surgiu dessa parceria com os órgãos públicos para reunirmos forças, arrecadar alimentos e contribuir”, completa.
O presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, explica que além dos pontos fixos, haverá pontos de coleta no show de aniversário da cidade, que será realizado hoje, na VP 3, Folha 16.
“Hoje temos duas atrações nacionais com um grande show que trouxemos para enriquecer a festa. É um fomento cultural e econômico, devido ao turismo que uma festa dessas atrai e porque não juntar essa alegria com solidariedade”, convida.
Ele explica que membros da Diocese e da Defesa Civil estarão nas entradas da festa fazendo a arrecadação das doações e pede que a população participe. “Quem pretende ir à festa e tem condições que ajude também. Um quilo pode não fazer tanta diferença na sua casa, mas faz para aquele que vai receber a doação. Ajude e vamos celebrar com consciência”, reforça.
Caso você não vá ao show, ou prefira, você também pode contribuir até o dia 9 de abril nos seguintes pontos:
Escola Evandro dos Santos Viana, no Núcleo São Félix
Escola Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira
Escola Jonathas Pontes Athias, na Folha 22
Escola Anísio Teixeira, no Bairro Belo Horizonte
Escola Pedro Peres, em Morada Nova
UBS Carlos Barreto, em Morada Nova
UBS Maria Bico Doce, no Núcleo São Félix
UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23
UBS João Batista Bezerra, no Bairro Santa Rosa
UBS Jaime Pinto, no Bairro Belo Horizonte
Você também pode fazer sua doação em qualquer paróquia da cidade e também na Câmara Municipal de Marabá.
“Estamos muito felizes com o apoio que estamos recebendo. É um trabalho que atende população de rua, venezuelano e agora se expande para ajudar os desabrigados e o maior número de pessoas. Sabemos da necessidade devido às cheias, mas reforçamos que o projeto não para. Levando para alfabetização, arrumando emprego, alimentos. Queremos dar dignidade e vida plena para as pessoas. Por isso convidamos você que pode nos ajudar”, pede o padre da Diocese de Marabá, Pedro Fabiano.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Nathália Costa