ASSISTÊNCIA SOCIAL: REDE EXISTIR E GOVERNO DO ESTADO DISCUTEM PILARES PARA INCLUSÃO
Começou na manhã de ontem (04) e encerrou hoje (05), o Encontro “Família e Cidadania: Pilares para Inclusão”, objetivando fortalecer a rede de órgãos e instituições voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, bem como o fortalecimento do terceiro setor. O evento ocorreu em um dos auditórios do Centro de Convenções de Marabáo Governo do Estado, por meio do Núcleo de Articulação (NAC) e Cidadania, e a Rede Existir, com a participação de secretarias municipais e outras instituições marabaenses e do próprio Estado.
O encontro, segundo Meive Ausonia Piacesi, coordenadora da Rede Existir, visa ainda a criação de espaço para interação entre as pessoas com deficiência e suas famílias, profissionais, gestores de órgãos públicos e privados, além de oportunizar discussão técnica sobre a temática inclusão nas áreas de saúde, educação, cidadania e família.
Além das palestras, o evento permite depoimentos de superação de famílias que souberam enfrentar dificuldades e por isso são fontes de bons exemplos. Haverá também apresentação de boas práticas, mostrando iniciativas de pessoas e grupos capazes de gerar impacto positivo e transformador.
A programação de ontem começou com apresentação cultural do Grupo de Cordas da Fundação Casa da Cultura de Marabá. Seguida de palestra “Cidadania e Sociedade Inclusiva” e Mesa Redonda para discussão da temática; à tarde Painel “Avanços e desafios para que a família seja protagonista no desenvolvimento da pessoa com deficiência”, dentre outros temas e discussões.
Hoje, 05 de setembro, o evento recomeçou com dança de alunos de 10 a 13 anos da sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Heloisa de Castro, seguido do da temática referente às boas práticas de inclusão; mesa redonda; com encerramento festivo das atividades matinais com o Grupo Fuá da Conceição.
Agora à tarde, acontece a oficina “Organização da Sociedade Civil/Terceiro Setor” – constituição, registros, estatutos das associações de acordo com a Lei 13.019/2014.
Em Marabá, a Rede Existir é composta por organismos como a Unifesspa, Centro Regional da Sespa, secretarias municipais de Assistência Social, de Educação (Semed) e de Saúde; Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência e APAE; Câmara Municipal e Centro Regional de Governo.